Em clima de carnaval, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) em parceria com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e com o serviço de psicologia realizaram nesta sexta-feira, 17, o ‘Bloquinho de Prevenção às IST'. A atividade, que foi direcionada aos profissionais da unidade e pacientes do ambulatório, teve o intuito de repassar orientações fundamentais para aproveitar o carnaval de forma segura.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
O 'bloquinho' percorreu todos os setores da unidade e entregou um kit prevenção com preservativos feminino, masculino e gel. A enfermeira do NHE do Hugo, Luzia Oliveira, explica que importância da ação foi conscientizar sobre a prevenção das IST, considerando que muitos desconhecem a existência de algumas delas, como por exemplo a sífilis.
“Muitos profissionais não têm tempo de ir a uma unidade básica de saúde pegar um preservativo, por isso no HUGO temos dispensers que sempre tem o insumo disponível. Realizar este tipo de campanha fortalece as orientações de prevenção e também do que são as doenças e métodos de diagnósticos”, afirmou Luzia.