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Renault Duster Iconic 2023

Teste: Andamos no Renault Duster Iconic 2023 equipado com motor 1.3 Turbo

Impressões ao dirigir o SUV da segunda geração que muda o visual e ganha fôlego com o novo motor de 170 cv


		Teste: Andamos no Renault Duster Iconic 2023 equipado com motor 1.3 Turbo

O Renault Duster estreou no mercado em 2011 e de lá pra cá fez mudanças pontuais, sem abrir mão de uma de suas principais características: a robustez. O tempo mostrou que o SUV compacto, com espaço interno de um utilitário de porte maior, precisava ser mais ousado na aparência.

Em 2020, chegou à segunda geração e com ela mudanças mais profundas externas e internas. O visual ficou mais adequado ao momento, quando o segmento dos SUVs já era o mais vendido do mercado, tendo caído na graça do consumidor. Renovado, o Duster deu uma alavancada num momento de vendas aquecidas dos utilitários.


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Robusto, espaçoso e já com um visual que chamasse mais a atenção, no ano em que estreou a nova geração o Duster foi empurrado para cima. O SUV precisava do fôlego que tinha quando apertou nas vendas o então queridinho Ford EcoSport bem no comecinho da sua história.

Apesar do visual mais moderno que recebeu em 2020, o Duster continuou sofrendo as consequências do superado motor 2.0, aspirado, de 148 cv e 20,9 kgfm de torque, sem apelo de consumo. Tido como gastão, a fabricante francesa não teve como não pensar na aposentaria desse propulsor. A concorrência já estava bem à frente e a medida pedia um motor turbinado.


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Virada do SUV

Em 2022 aconteceu a grande virada do SUV robusto. A Renault tomou a melhor das providências. tirou de cena o motor 2.0 para abrir espaço sob o capô do modelo para colocar o novo motor 1.3 Turbo TCe ((Turbo Control Efficiency), Flex, de 170 cv 2 27,5 kgfm de torque no modelo da linha 2023. Coube à versão topo Iconic a exclusividade de receber a nova motorização. Acoplada, veio a transmissão automática CVT XTronic simulando 8 marchas.

O Duster trocou de coração e ganhou vida nova. No começo de tudo, o SUV da Renault brigava apenas com o EcoSport e até que se deu bem contra seu único concorrente em alguns momentos. Depois vieram Honda HR-V, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e tantos outros. Aí a coisa ficou mais complicada e mesmo que um pouco tarde as mudanças no SUV encorpado surtiram efeito.


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O motor 1.3 foi a principal investida da Renault para melhorar a qualidade de vida do seu SUV e atrair a atenção dos consumidores. Uma pena que a marca não pode fazer mais pelo Duster para não criar dentro da própria casa um concorrente para o seu SUV mais sofisticado, o Captur.

SUV Captur

Levar o Duster para o mesmo padrão de acabamento e com as tecnologias do SUV Captur seria colocar uma faca no próprio pescoço para escolher entre um e outro. O processo de canibalização seria inevitável.


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Assim, o Duster sempre teve que ficar posicionado um pouco abaixo do seu irmão Captur em preço, o que significa um SUV menos equipado, embora iguais na utilização do motor turbo e na plataforma de construção. O Captur se manteve na frente também no visual alinhado ao da Europa.

O novo motor 1.3 Turbo não levou o Duster para o topo das vendas no segmento, mas garantiu fôlego de sobra ao modelo. Lembrando que o motor turbo chegou apenas na versão topo Iconic.


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A motorização 1.6 SCe, aspirada, de 120 cv e 16,2 kgfm de torque, foi mantida nas demais versões. Inicialmente na Zen MT, Zen CVT XTronic, Intense CVT XTronic e numa segunda versão Iconic na configuração com o mesmo motor. Depois a versão Zen, tanto a manual quanto CVT, foi descontinuada e a Intense passou a ter uma configuração 1.6 com câmbio manual de cinco marchas.

Hoje, o SUV é vendido em quatro versões: Intense 1.6 (manual), Intense 1.6 CVT XTronic, Iconic 1.6 CVT XTronic e Iconic 1.3 Turbo CVT XTronic.


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Teste

A Renault cedeu a versão Iconic turbinada, na cor branco Glacier, para o DMAutos avaliar. As impressões foram as melhores, principalmente na parte mecânica. O motor 1.3 Turbo Flex garantiu literalmente uma vida nova modelo. Dá para afirmar que, se o Duster não chegou no patamar de ser o melhor SUV do segmento é, seguramente, o melhor, mais bonito e completo Duster de todos os anos.

Com a nova motorização, mas sem opção 4x4 na linha 2023, o Duster garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas em diferentes cenários de condução. O novo motor turbo leva o SUV de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h. As retomadas estão até 36% mais rápidas, permitindo uma condução dinâmica e eficiente.


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Na chegada da segunda geração, o Renault Duster ganhou moldura frontal, acabamento preto na grade dianteira, retrovisores e rack no teto. As mudanças se destacaram no modelo. Isto vale tanto para as versões Iconic 1.3 turbo e 1.6 aspirada quanto para a Intense 1.6 aspirada.

A suspensão merece também elogios. Ficou mais firme na atual geração do modelo, bem diferente da que era utilizada no antecessor. No começo tinha uma calibragem mais macia, o que fazia a carroceria balançar um pouco. Depois foi aperfeiçoando e chegou no ponto ideal com a nova geração.


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Equipamentos

Além disso, a versão Iconic Turbo TCe 1.3 flex, válida também para esta mesma versão com motor aspirado, passou a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série. Ela conta ainda com faróis com a assinatura luminosa e luzes diurnas de LED em formato de “C”. O desenho mais aerodinâmico e sua linha de cintura elevada também são marcantes no SUV.

Internamente, o Duster traz como destaque um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade. O modelo de porte atlético mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e um espaço interno de SUV maior.


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Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster 2023 encara obstáculos com facilidade. O modelo demostrou suas virtudes quando foi utilizado mais severamente na estrada de chão.

Consumo

O novo motor turbo TCe 1.3 Fex do Duster Iconic foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler. Suas principais características estão no alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Durante o teste que fizemos, ao longo de uma semana e percorrendo cerca de 600 km, o Duster Turbo fez 8,1 km/l na cidade e 7,5 km/l no ciclo rodoviário, rodando com etanol.


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Os números registrados no teste ficaram bem próximos do oficial. Com etanol, o consumo oficial é de 8,4 km/l no percurso rodoviário e 7,7 km/l no urbano, ao passo que, com gasolina, é de 11,5 km/l na rodovia e 10,8 km/l na cidade.

O Duster com motor turbo é bastante ágil no trânsito urbano e apresenta bom comportamento na rodovia. É valente também em estradas de terra, onde exploramos bastante o Duster durante o período do teste. Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Duster 1.3 Turbo TCe flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro.

Tecnologias do motor

O motor global 1.3 Turbo traz tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.

Sua combinação com o câmbio automático CVT XTronic proporciona retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso.

O Renault Duster oferece sete opções de cores, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé e preto Nacré. A versão Iconic avaliada trouxe o exclusivo Pacote Outsider, com itens como proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.


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Versões e preços: Renault Duster 2023

Duster Intense 1.6 SCe MT (R$ R$ 11.5.990) - Ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, chave rebatível, vidros elétricos nas quatro portas, indicador de troca de marcha, retrovisores externos elétricos, abertura interna elétrica do porta-malas, multimídia Display, assinatura em LED dos faróis, barras de teto longitudinais na cor preta, ponteira cromada do escapamento, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas Link com Bluetooth e USB, 4 alto-falantes, Eco Scoring, Eco Coaching, Android Auto e Apple Carplay sem fio, painel de instrumentos TFT, câmera de ré, stop/start, frenagem de urgênci), freios ABS, desembaçador traseiro, travamento central automático, faróis de neblina, cintos de três pontos para todos os ocupantes, airbag frontal, apoios de cabeça para todos os ocupantes, controle de estabilidade, auxílio de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e luzes diurnas.

Duster Intense 1.6 CVT XTronic (R$ 124.990) – Todos os itens da Intense MT e mais: ar-condicionado automático digital, volante revestido em couro, indicador de temperatura externa, barras de teto cromadas, retrovisores em preto brilhante, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, maçanetas internas cromadas, seis alto-falantes e grade cromada.

Duster Iconic 1.6 CVT XTronic – (R$ 132.990) – Todos os itens da Intense CVT e mais: apoio de braço para motorista, chave cartão, rodas de 17 polegadas diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium, farol alto automático, sensor de ponto cego, sistema Multiview com quatro câmeras e sensor crepuscular.

Duster Iconic 1.3 Turbo CVT XTronic (R$ 146.990) - Os mesmos itens da versão Iconic 1.6 CVT XTronic, acrescentando apenas o motor 1.3 TCe Turbo.


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Ficha técnica: Renault Duster 1.3 Turbo TCe Flex

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.330 cm3, comando duplo variável, injeção direta, turbo, flex
Potência e torque: 162/170 cv @ 5.500 a 6.000 rpm; 27,5 kgfm @ 1.600 a 3.750 rpm
Transmissão: câmbio automático CVT com simulação de 8 marchas; tração dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, rodas de liga-leve aro 17" com pneus 215/65 R17
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Peso: 1.353 kg em ordem de marcha
Dimensões: comprimento: 4.376 mm; entre-eixos: 2.673 mm; largura: 1.832;
altura: 1.693mm
Capacidades: tanque 46 litros; porta-malas 475 litros
Aceleração: 0 a 60 km/h: 4,3 s; 0 a 80 km/h: 6,9 s; 0 a 100 km/h: 10s

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