A imunização contra a Covid-19 tirou Goiás e o Brasil dos índices de alerta sobre a proliferação da Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), 88,88% dos goianos já foram imunizados contra a doença desde o início das aplicações. No entanto, pessoas com menos de 30 anos reclamam pela demora da aplicação da segunda dose de reforço.
Em julho de 2022, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), disponibilizou a quarta dose da vacina para a população acima de 30 anos, e desde então a imunização para pessoas abaixo desta faixa etária não diminuiu.
O estudante Pedro Henrique Pimenta, de 21 anos, reclama que espera pela segunda dose de reforço desde o ano passado, quando fez a última vacina, no dia 29 de março de 2022.
"Na mesma data, a quarta dose, ou segunda de reforço, estava sendo ofertada para profissionais da saúde e ainda não estava disponível para toda a população. Alguns meses depois, foi abaixando a faixa estária e minha mãe conseguiu tomar a quarta dose dela. Porém, desde o ano passado estou esperando minha quarta dose e a Secretaria de Saúde não abaixa a idade mínima para tomar esta dose", reclama o estudante.
A SES-GO informou ao Diário da Manhã que segue a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne saúde do Estado e dos municípios e estabelece a inclusão da segunda dose de reforço para a população de 30 anos e mais.
A pasta comunicou que, após análise do atual estado epidemiológico no estado, não há estudos que justifiquem a recomendação da segunda dose de reforço para pessoas abaixo de 30 anos.
Doses aplicadas
De acordo com informações da SES-GO, um levantamento revelou que, em todo o Estado, 5.943.435 doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas como primeira dose. Em relação à segunda dose e dose única, 5.365.735 pessoas foram vacinadas, enquanto 2.942.981 pessoas já receberam a dose de reforço. Além disso, 63.86% das crianças entre 5 e 11 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina. Os dados são preliminares e foram obtidos através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde.
Covid em Goiás
Na última quinta-feira, 23, foram registrados 711 novos casos da doença no estado. O número total de óbitos era de 28.065 e o total de casos chegou a 1.908.002. Os dados são da SES-GO