Um dos principais desafios para garantir a segurança do paciente é enfatizar a comunicação efetiva com a equipe interdisciplinar. Por isso, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e o setor de psicologia da Policlínica Estadual da Região Oeste, em São Luís de Montes Belos, realizaram nesta terça-feira, 7, um treinamento do Protocolo de Comunicação Efetiva.
De acordo com a analista de qualidade, Kárita Monielly, a finalidade da ação foi auxiliar os profissionais nos processos comunicacionais no ambiente de trabalho, além de desenvolver uma comunicação clara, precisa e completa. O treinamento teve participação dos coordenadores, supervisores, gestores, gerentes, diretores, parte assistencial e terceirizados.
“A comunicação efetiva ocorre por meio da compreensão de quem a recebe, por isso é tão importante o alinhamento das equipes, com estrutura e padronização que evite perda de informações, principalmente quando elas interferem diretamente nos cuidados com o paciente”, disse.
Kárita ressalta que o treinamento teve o intuito de melhorar o trabalho em equipe, a qualidade da assistência ao paciente e garantir a segurança da prestação de cuidados.
No final do treinamento, foi realizada uma gincana com os participantes, conscientizando sobre a importância de uma comunicação clara e objetiva.