A Comissão de Segurança do Paciente da Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos abordou com os usuários e acompanhantes sobre pontos importantes a serem verificados por eles durante o atendimento na unidade de saúde.
A comissão orientou sobre a importância dos pacientes serem identificados da maneira correta, de conferirem seus dados, de relatarem casos de alergia, de preencherem corretamente os checklist de procedimentos seguros. Além disso, reforçou a necessidade de uma comunicação segura entre os profissionais e usuários.
“Todos os protocolos implantados na unidade promovem melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias, que abordam aspectos essenciais na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências”, afirmou a membro da Comissão de Segurança do Paciente da Policlínica Marina Pereira.
Para a analista do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), kárita e membro com Kárita Monielly, é imprescindível que o paciente esteja integrado ao seu cuidado dentro da instituição de saúde. “As evidências mostram que, quando os pacientes são tratados como parceiros em seus cuidados, ganhos significativos são obtidos na segurança, na satisfação do paciente e nos resultados de saúde”, revelou.