A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho - Goiás celebrou o aniversário de 33 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade promoveu uma atividade com os pacientes para mostrar a história da saúde pública no Brasil, que tem princípios e diretrizes universais.
A gerente de enfermagem da Policlínica de Goiás, Débora Cordeiro, contou que o que antes era um serviço para poucos e de responsabilidade federal, passou a ser descentralizado e de gestão compartilhada entre União, estados e municípios.
“É importante valorizar o nosso sistema, que ao longo dos anos tem se aperfeiçoado,, contribuindo para que todos tenham assistência garantida. Afinal, a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas. Somos privilegiados por ter um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que tem por objetivo garantir o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país”, afirmou a gerente
A enfermeira Beatriz Carvalho Morais enfatizou a importância do SUS, explicando para população que o sistema não é simplesmente um serviço médico-hospitalar. “Ele também promove serviços como prevenção, vacinação e controle das doenças, além de atuar na assistência farmacêutica, educação, promoção e gestão da Saúde”, disse.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
SAÚDE
Planos de saúde lideram reclamações
SAÚDE
Saúde se faz com cidadania e humanização
SAÚDE
Comportamento mental de jovens preocupa sistema de saúde
BRASIL
Planos de saúde criam obstáculos para liberar pagamento bilionário a hospitais, diz entidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS: