Os colaboradores da Policlínica de Goianésia participaram de um treinamento sobre padronização de documentos e fluxo. O intuito foi reforçar as regras e definições para os tipos de documentos do sistema de gestão da qualidade e a sua padronização, nas fases de elaboração, revisão, validação, aprovação, controle, distribuição e descarte, de modo a garantir idoneidade às informações necessárias à execução dos serviços prestados.
A assistente administrativo da Policlínica de Goianésia, Ana Luiza Morais de Araújo Figueiredo, explicou que compete ao Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente normatizar e gerenciar todos os documentos relacionados à melhoria da qualidade dos processos institucionais, bem como direcionar a comunidade interna ao cumprimento desta norma.
De acordo com Ana Luiza é preciso identificar os documentos aprovados com carimbo quanto a necessidade de controle de cópias, encaminhar os documentos para publicação na intranet (ou drive). Realizar o descarte de documentos físicos inativos/ cancelados / obsoletos encaminhados pelos gestores das áreas, e, articular o descarte dos documentos digitais inativos / cancelados / obsoletos.
Além disso, é necessário gerenciar a lista mestra institucional de documentos internos e externos para manter atualizados os prazos de validade de todos os documentos da unidade, bem como a relação de cópias controladas distribuídas. “É importante treinar líderes para serem multiplicadores em suas unidades, também disponibilizar e atualizar os modelos de documentos e relacionar a realização dos treinamentos pelas áreas responsáveis, dos documentos implantados”, afirmou.