Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia conscientiza sobre Dezembro Vermelho

Mês aborda a prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Divulgação Divulgação

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a enfermeira Bruna Póvoa Ribeiro promoveu uma palestra sobre a campanha para os colaboradores da Policlínica de Goianésia.

" A AIDS é uma doença de descoberta relativamente recente. Em todos os países do mundo, há houve pelo menos um caso da patologia, o que a deu o título de pandemia no final dos anos 1990 e início do presente século. “É uma doença grave, com alto índice de mortalidade. Por outro lado, os tratamentos existentes na atualidade, podem garantir vida longa e relativamente normal ao portador”, disse.

Segundo a enfermeira, a discussão sobre a temática é necessária em diversos âmbitos sociais, mas principalmente em ambientes de saúde, por serem ambientes facilitadores e propícios à difusão de informações entre os colaboradores que serão propagadores dos conhecimentos adquiridos durante os momentos de participação nos treinamentos, já que se trata de uma doença carregada de estigmas sociais.


		Policlínica de Goianésia conscientiza sobre Dezembro Vermelho
Divulgação


“A sigla AIDS, significa: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É uma doença provocada pelo HIV: Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca as células de defesa do organismo, especificamente os linfócitos TCD4+, que são os glóbulos brancos responsáveis por auxiliar o sistema imunológico na identificação de vírus, fungos e bactérias”, explicou.

Bruna destacou que infecções oportunistas atingem o organismo do portador com maior facilidade, sendo porta de entrada para diversas outras doenças oportunistas como a tuberculose. Alguns sintomas da AIDS incluem: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento.

“A doença, que há poucos anos era letal, possui tratamento eficaz e no Brasil é 100% ofertado pelo SUS, por meio da administração do coquetel dos seguintes medicamentos: Atazanavir, Efavirenz, Lamivudina, Nevirapina, Zidovudina, Lamivudina+Zidovudina e tenofovir+lamivudina”, afirmou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias