Com o objetivo de instituir a efetividade nas práticas seguras no uso de medicamentos, bem como prevenir erros e riscos de danos, a Policlínica Estadual de Goianésia promoveu um treinamento para os colaboradores do setor de hemodiálise sobre o Protocolo Prescrição e Administração de Medicamentos Seguro.
As enfermeiras Fabiana Nascimento e Ana Adália destacaram que é importante que a equipe tenha atenção no momento da preparação dos medicamentos a serem ministrados nos pacientes, verificando os principais momentos, desde a prescrição até administração do fármaco, com o objetivo de evitar possíveis falhas no momento da administração .
As profissionais explicaram que a utilização segura engloba atividades de prevenção e minimização dos danos provocados por eventos adversos que resultam do processo de uso dos medicamentos. “Os erros de medicação podem ser relacionados à prática profissional, produtos usados na área de saúde, procedimentos, problemas de comunicação, incluindo prescrição, rótulos, embalagens, nomes, preparação, dispensação, distribuição, administração, educação, monitoramento e uso de medicamentos”, afirmaram.
Além disso, foi abordado que todos os itens de identificação do paciente de todas as prescrições devem ser legíveis, seguindo a recomendação do protocolo, que todas as prescrições sejam realizadas via MV/PEP e o nome do paciente deverá ser completo sem abreviações.