
O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) promove um curso de formação para a Brigada de Emergência e Incêndio, em parceria com o 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Itumbiara. A capacitação reuniu 121 colaboradores da unidade, que agora estão aptos a atuar em situações de emergência e incêndios.
Ministrado pela sargento Mônica, o curso teve como foco preparar os brigadistas para a prevenção, combate e controle de princípios de incêndio, além de garantir a segurança de pessoas e bens materiais em casos de emergências envolvendo fogo. Os treinamentos também abordaram procedimentos de evacuação, medidas para prevenir o pânico e formas de assistência ao público, sempre priorizando a comunicação ágil com autoridades competentes, como bombeiros e serviços de emergência.
De acordo com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital, a iniciativa reforça a importância de um ambiente hospitalar seguro e preparado para lidar com imprevistos.
Para José Carlos de Almeida Júnior, engenheiro de segurança do trabalho do HEI São Marcos, a formação contínua é essencial. “A Brigada de Incêndio é fundamental para a segurança individual dos colaboradores, para a proteção física da unidade e para o bom funcionamento dos processos operacionais. Essa eficácia é alcançada graças à qualidade dos treinamentos e das capacitações de seus membros”, destacou.