Home / Saúde

SAÚDE

Hospital de SLMB elucida Setembro Amarelo

Mês aborda a prevenção do suicídio

Imagem ilustrativa da imagem Hospital de SLMB elucida Setembro Amarelo

Para conscientizar colaboradores sobre o Setembro Amarelo, mês que aborda sobre o suicídio, a equipe multiprofissional do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB), em parceria com a nutricionista Lais Luzia, entregou mensagens motivacionais aos profissionais da unidade de saúde.

“O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia”, explicou Lais Luzia.

O coordenador multiprofissional do HSLMB, Mateus Clemente, reforçou que todos devem atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem, e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. “É necessário falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, disse Mateus Clemente.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

“Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente”, afirmaram.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias