O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou nos dias 18 e 19 de junho uma qualificação sobre medidas de prevenção de infecções no centro cirúrgico. O público-alvo do treinamento incluiu toda a equipe assistencial, cirurgiões, anestesistas, instrumentadores.
A coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Amanda Duarte, comenta que o treinamento foi amplamente proveitoso e abordou aspectos cruciais para a prevenção de infecções, incluindo: protocolos de higienização das mãos, degermação das mãos, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), procedimentos de esterilização de instrumentos cirúrgicos e técnicas de assepsia durante os procedimentos cirúrgicos, checklist de cirurgia segura.
Durante o treinamento, Amanda Duarte, a médica infectologista dr Ana Izabel e a técnica do SCIRAS, Camila Pinheiro, destacaram a importância contínua desses treinamentos e expressaram confiança de que, com a adesão aos protocolos compartilhados, haverá uma significativa redução nas taxas de infecção no centro cirúrgico.
“Agradecemos a participação de todos e enfatizamos a necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia, reforçando nosso compromisso com a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes”, disseram.