O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) registrou a marca de 640 partos no primeiro semestre de 2024. A unidade de saúde é referência em partos de baixo risco, oferecendo às gestantes medidas terapêuticas para o alívio da dor não farmacológico, com pré-parto, parto e pós-parto individuais (PPPs) individuais, bola, chuveiro, exercícios, mudança de posição e dança.
Além disso, o centro obstétrico do HEL tem uma política de participação de companheiros durante o parto normal. Eles amparam as mulheres em trabalho de parto, imprimindo uma nova dinâmica de assistência às parturientes. De acordo com a gerente assistencial do Hel, garantir amparo e suporte psicológico é fundamental, pois garante a ampliação de todos os conceitos de humanização na saúde pública.
“O sucesso alcançado pela unidade é resultado do trabalho em equipe de todas as áreas. Todos formam um time bem entrosado, com o objetivo de prestar serviços de saúde com máxima eficiência e humanização. Temos certeza de que, a cada dia, poderemos entregar um serviço melhor para a população de Luziânia”, comentou.
Ana Carolina destacou que o HEL investe em tecnologia e infraestrutura adequada para o acompanhamento do parto e pós-parto, com salas de parto bem equipadas, e procedimentos que seguem as melhores práticas e protocolos internacionais. “Temos um compromisso com a educação e o apoio às gestantes e suas famílias, oferecendo programas de educação, orientações sobre amamentação e cuidados com o recém-nascido”, disse a gerente assistencial.
O Centro Obstétrico conta com três salas denominadas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e dois centros cirúrgicos equipados com os mais modernos equipamentos para cesariana. Todos os serviços são referenciados como “parto humanizado”, com equipes médica e multiprofissional treinadas. Desde a inauguração, em agosto de 2022, o Hel comemora números positivos com partos humanizados e um atendimento à população sempre elogiado.