O Hospital Estadual de Luziânia preparou uma festa em verde-amarelo com os bebês nascidos na unidade para comemorar a Semana da Pátria, cuja data maior é o Dia da Independência. As equipes médica e multiprofissional se esmeraram em enfeitar os pequenos pacientes nascidos durante a semana na unidade com motivos que remetem ao patriotismo com muita graça e alegria.
Segundo a gerente assistencial do HEL, Ana Carolina Garciaa iniciativa foi uma forma de brindar as mamães que deram à luz seus bebês no Hospital de Luziânia e permitir que elas também reflitam sobre o significado do amor à Pátria. “Estamos sempre em busca de motivos para brindar mamães e bebês com movimentos belos e alegres como esse, de imprimir um colorido diferente e chamar a atenção para alguma data importante”, comentou.
Os bebês foram vestidos com roupas especiais, outros enfeitados com laços e fitas relativos ao 7 de Setembro e alguns colocados sobre bandeiras que fazem alusão ao dia em que se comemora a Independência do Brasil. Outros tiveram como enfeite frases alusivas ao sentimento patriótico, como “verás que um filho teu não foge à luta” e “só a liberdade constrói a democracia”.
Ana Carolina Sampaio lembra que o Centro Obstétrico do Hospital Estadual de Luziânia se tornou referência na Região do Entorno e que tem atendido uma população grande com absoluto sucesso. “Temos equipes assistenciais e multiprofissionais que estão em constante aprimoramento para garantir um atendimento de excelência e com máxima humanização”.
O Hospital já realizou mais de 1.400 partos bem sucedidos e com zero óbito, o que se tornou um ícone na rede pública de saúde e entre a assistência materno-infantil. “Luziânia voltou a ter nascimentos de seus pequenos cidadãos e isso enche todos de alegria e orgulho”, finaliza Ana Carolina.
Fantásticas
O secretário de Saúde do Estado de Goiás, Sérgio Vêncio, viu as fotos dos bebês de Luziânia enfeitados e comentou sobre a importância desse tipo de ação humanizada. “Quando olhamos para a rede materno-infantil enxergamos ações como essa do Hospital Estadual de Luziânia que são fantásticas e fazem com que a estadia dos pacientes dentro da unidade hospitalar seja mais agradável, venha com sentimento de acolhimento. As pessoas compreendem que não estão sendo somente tratadas, mas acolhidas e enxergadas como seres humanos e não como um problema para a rede pública de saúde. Isso faz uma grande diferença”.
Sérgio Vêncio enfatiza que essa é uma determinação do governador Ronaldo Caiado, de promover uma saúde humanizada e regionalizada, levando a assistência para perto do cidadão. “Nossa gente sente que está sendo tratada com dignidade e cidadania. Esse acolhimento e humanização no atendimento comprovam que quando a humanidade está à frente da assistência médica os resultados são enormemente promissores”, finaliza.