Home / Saúde

SAÚDE

Hel celebra Dia do Nutricionista com treinamentos

Intuito foi fortalecer a comunicação e a integração entre os profissionais de saúde, destacando a importância da nutrição na recuperação e bem-estar

Imagem ilustrativa da imagem Hel celebra Dia do Nutricionista com treinamentos

Em celebração ao Dia do Nutricionista, lembrado em 31 de agosto, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou atividades para fortalecer a comunicação e a integração entre os profissionais de saúde, destacando a importância da nutrição na recuperação e bem-estar dos pacientes.

A nutricionista Bianka Medeiros comenta que o treinamento inicial focou na rotina da nutrição e do lactário, sublinhando a importância de uma alimentação adequada e segura para a recuperação dos pacientes. "No HEL, a nutrição é abrangida em várias áreas, incluindo nutrição clínica, nutrição da unidade de alimentação e nutrição, lactário e nutrição ambulatorial. A presença de nutricionistas em diferentes setores é fundamental para garantir um atendimento integral e de qualidade", disse,

Outro ponto destacado foi o treinamento da equipe assistencial sobre a prevenção da broncoaspiração, um problema sério que ocorre quando alimentos, líquidos, saliva ou secreções são inalados acidentalmente para os pulmões, podendo levar a pneumonia aspirativa. O objetivo do treinamento foi integrar a equipe multiprofissional, abordando sinais, sintomas e cuidados necessários para prevenir broncoaspiração tanto por via oral quanto enteral, garantindo a segurança do paciente.

Além disso, houve uma sessão dedicada aos cuidados de enfermagem na administração de dieta enteral e parenteral." O treinamento esclareceu as principais diferenças entre esses métodos de alimentação, bem como os riscos e orientações específicas para cada abordagem, reforçando a importância de um manejo adequado dessas práticas", afirmou a nutricionista.

Biaka destaca que como parte das iniciativas para aprimorar a prática profissional, foi implementado um manual de interação fármaco-nutriente. Este recurso essencial fornece informações sobre como medicamentos e nutrientes podem interagir entre si, afetando a eficácia do tratamento e a absorção de nutrientes, além de impactar a saúde geral do paciente. "O manual visa fornecer aos profissionais de saúde orientações detalhadas para minimizar possíveis interações e melhorar os resultados do tratamento", frisou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias