
O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA) realizou, com sucesso, a primeira cirurgia de prótese de joelho em sua unidade. O procedimento representa um avanço significativo na ampliação da complexidade assistencial oferecida pelo hospital, reforçando seu compromisso com a qualidade do cuidado e a promoção da saúde da população goiana.
A cirurgia de artroplastia total de joelho, indicada para pacientes com desgaste articular severo causado por artrose avançada, que compromete a mobilidade e a qualidade de vida, demonstra não apenas a evolução técnica da instituição, mas também o fortalecimento de sua estrutura hospitalar e da equipe multiprofissional envolvida.
Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico, enfermeira Jéssica Ferreira, “a realização desse tipo de procedimento contribui diretamente para a redução das filas de espera por cirurgias ortopédicas de alta complexidade e garante mais acessibilidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que agora podem contar com um atendimento mais resolutivo e próximo de suas realidades regionais.”
Jéssica Ferreira ressaltou ainda que, além de proporcionar alívio da dor e recuperação da função articular, a implantação da prótese de joelho tem um impacto social positivo, permitindo que muitos pacientes retomem suas atividades diárias com mais independência e dignidade.
O procedimento foi realizado pelas equipes dos cirurgiões Dr. Murillo Tatibana, Dr. Luiz Fernando Sari Sampaio, Dra. Amanda Caroline da Silva Morais e Dr. Arthur Rodrigues Aguiar, com o apoio dos instrumentadores cirúrgicos Cristiane Fernandes de Carvalho e Lucas Soares, da técnica de enfermagem Márcia Pereira da Silva e do enfermeiro Edson Ribeiro.