Crianças entre seis meses e 3 anos de idade com comorbidades poderão ser vacinadas contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira, 18, em Goiânia. A vacina Pfizer Baby chegou à capital com 2.260 doses, disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
Segundo o fabricante, o esquema de vacinação desse grupo infantil conta com uma série primária de três doses, na qual as duas primeiras devem ser aplicadas com quatro semanas de intervalo, e a terceira administrada com oito semanas após a segunda dose. Os frascos da Pfizer Baby têm tampa na cor vinho e cada frasco possui 10 doses.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso, os responsáveis pelas crianças deverão pegar um formulário com o aval do médico comprovando a comorbidade da criança.
“No site da prefeitura, no ImunizaGyn, disponibilizamos um formulário, que pais e responsáveis podem pegar e levar para o médico marcar a comorbidade, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde”, informa o secrétario.
Durval explica também que há outras maneiras de comprovar a comorbidade, como laudo, declaração, prescrição médica ou relatório médico com descritivo ou CID da doença. Caso a criança faça tratamento pelo SUS, pode ser solicitado um comprovante na unidade de saúde.
Durval Pedroso estará no Centro Municipal de Vacinação (CMV), a partir das 8h30, e dará detalhes sobre a vacinação, que ocorrerá no CMV, Ciams Urias Magalhães, Cais Goiá e Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos.
De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), são consideradas comorbidades:
Diabetes Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
Imunocomprometidos
Doença renal crônica
Doenças neurológicas crônicas
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de Down