
O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou, nos dias 12 e 13 de março de 2025, o treinamento Comunicação Não Violenta (CNV) para os colaboradores da unidade de saúde. A iniciativa teve como objetivo reforçar a cultura do acolhimento, fortalecer a empatia e aprimorar a qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho.
A analista de Recursos Humanos do HEI, Eliane Silva Borges, explica que a Comunicação Não Violenta é uma abordagem que incentiva a escuta ativa, o respeito mútuo e a construção de diálogos mais assertivos, contribuindo para um ambiente organizacional mais colaborativo e harmonioso.
“Os participantes aprenderam técnicas e estratégias para melhorar a comunicação no dia a dia, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal”, comentou Eliane. Durante o treinamento, ela também compartilhou com os participantes reflexões e dinâmicas para estimular a prática da CNV na rotina dos colaboradores.
“O treinamento é fundamental para promover um ambiente de trabalho mais saudável, fortalecendo os vínculos entre os colaboradores e melhorando a experiência dos pacientes. Além disso, reforça o compromisso da unidade com o bem-estar dos profissionais e a qualidade do atendimento prestado à comunidade”, destacou.