O projeto Viva o Centro, idealizado pela vereadora Kátia (PT) e aprovado por unanimidade na Câmara de Goiânia, teve mais uma ação concreta iniciada nesta segunda-feira, 21. Após etapas voltadas para ocupação do bairro com atividades culturais e programações para idosos e crianças, o projeto ganhou uma edição destinada à manutenção e recuperação de espaços públicos.
“Para algumas ações, a Prefeitura não precisa de projeto, mas sim de boa vontade e de ação. Zeladoria é o básico”, afirmou a vereadora. “Se não tivermos iluminação adequada, ruas limpas, praças bem cuidadas, sinalização e todo tipo de zeladoria, o Centro não vai prosperar”, completou Kátia.
O início das atividades do Viva o Centro Zeladoria foi na Praça Inspetor João Ferreira, na Rua 68. No local, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Comurg realizaram podas de árvores, limpeza da praça e calçadas, manutenção dos jardins e da iluminação pública.
As atividades seguem durante toda a semana em diversos pontos do Centro, também com reforço de equipes da Amma, da Secretaria de Mobilidade e da Equatorial. “Realizamos um grande levantamento com moradores e comerciantes e apresentamos uma série de requerimentos dessas demandas à Prefeitura”, explicou a vereadora Kátia. “Com base nesses requerimentos, a Prefeitura está realizando os serviços necessários em cada local apontado por nós. Precisamos garantir segurança e qualidade de vida para quem mora, para os comerciantes, para quem trabalha e para quem frequenta o local. Garantir o básico para que o Centro possa de fato ser revitalizado”.
Entre as principais demandas estão a troca de lâmpadas, poda de árvores, tapa buracos, instalação de semáforos para pedestres, manutenção de faixa de pedestres e sinalização horizontal, instalação de postes de iluminação, manutenção de praças, ampliação do serviço de limpeza, manutenção e troca de placas de identificação das ruas.
“A zeladoria do Centro será constante, mas durante essa semana estaremos com os esforços concentrados, cobrando e fiscalizando para que todas essas demandas sejam realizadas e possamos ter o Centro mais limpo e mais seguro, oferencendo mais qualidade de vida a todos que frequentam o bairro”, esclareceu a vereadora. “O Centro é um ponto de encontro não só da população de Goiânia, mas de todo o Estado. Precisamos garantir sua beleza, segurança e infraestrutura para que ele possa ser, de fato, requalificado”, concluiu Kátia.