O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou hoje a intenção de criar de um novo Ministério, o Ministério da Pequenas e Médias Empresas, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais.
De acordo com Lula, a nova pasta tem o objetivo de dar mais atenção e apoio a empreendedores individuais e cooperativas, que precisam de crédito e oportunidades para se desenvolver.
A criação deste que seria o 38º Ministério do governo Lula é vista como uma forma de acomodar novos ministros indicados pelos partidos do centrão, como o PP e Republicanos. Desde julho, Lula vem negociando a entrada desses partidos em seu ministério, e a nova pasta seria uma saída encontrada.
No entanto, nem o PP e nem o Republicanos demonstraram interesse na nova pasta até o momento. Também não há sinais de que ministros atuais estejam dispostos a trocar de ministério.
A possibilidade mais forte é que o comando da nova pasta fique com o PSB, partido aliado de Lula, e o nome mais cotado é o do ex-governador Márcio França.
A confirmação ou não da criação deste Ministério e sua composição podem ajudar a acalmar as tensões com partidos do centrão, importantes aliados do governo Lula no Congresso.