
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), enviou adesão ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025, o Novo PAC Seleções, do governo federal. Foram selecionadas 10 áreas públicas para a construção de novos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) e solicitado um ônibus rural escolar para atender as rotas de estudantes que necessitam do transporte. Os empreendimentos cadastrados em todo o país serão analisados quanto à viabilidade de execução, com resultados divulgados em junho.
Se a proposta for aprovada, serão criadas 940 novas vagas na Educação Infantil para a população goianiense e a previsão de entrega das obras é até 2028. Os novos Cmeis podem ser construídos no Residencial Linda Vista, Veredas dos Buritis, Residencial Primavera, Residencial Santa Fé, Jardim Abaporu, Residencial São Leopoldo, Jardim Fonte Nova, Parque das Flores, Residencial Portinari e Residencial 14 Bis. O Novo PAC Seleções destinará R$ 49,2 bilhões para projetos em diversas áreas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e promover o crescimento sustentável do país.
Obras retomadas
Para que mais crianças tenham acesso à educação infantil, a atual gestão retomou a obra paralisada do Cmei Parque Atheneu II, que atualmente está com 78% de execução. A previsão é que seja concluída e entregue à população goianiense até o final do primeiro semestre. Outra unidade que está com serviços em andamento é o Cmei Martha de Souza, antigo Aristoclides Teixeira, no Jardim Pompeia. A obra está com 49% dos serviços realizados.
A Prefeitura de Goiânia também se esforça para retomar outras obras paralisadas de gestões anteriores, que foram realizadas com recursos federais, em breve. Após novos levantamentos orçamentários e atualização de projetos, essas obras serão novamente licitadas. São elas: Bairro Floresta, Setor Grande Retiro, Residencial Solar Ville, Residencial Mendanha, Residencial Barravento e Jardim Real.