A Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) anunciou, nesta sexta-feira, 27, uma série de novidades em relação ao transporte público que abrange a região metropolitana de Goiânia, em especial o BRT Norte-Sul e o Eixo Anhanguera.
Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, não se deve pensar apenas no Eixo Anhanguera, mas também em um planejamento de 100% da frota, que inclui o BRT Norte-Sul e demais derivações, que são mais de mil ônibus que circulam na Grande Goiânia.
"O que nós deliberamos aqui foi, em primeiro lugar, é fazer cisão de contrato de concessão das concessionárias, para garantir que aja uma melhor transparência entre aquilo que é gasto com investimentos, e aquilo que é operação do sistema", disse.
Ação integrada e ônibus elétricos
Cinco veículos elétricos do Eixo Anhanguera já foram adquiridos, eles estão sendo fabricados, e serão entregues no início de 2024, com previsão para operar em fevereiro. Houve também a compra de mais de 80 ônibus, que serão entregues até julho de 2024.
Ainda de acordo com o secretário, houve uma deliberação que irá integrar o Eixo Anhanguera e o BRT Norte-Sul.
"Apesas de terem o número de passageiros diferentes, é o mesmo tipo de transporte. Isso fará com que todos os ônibus sejam elétricos, tanto os do Eixo, quanto os do BRT", disse.
Também foi anunciada a revitalização de todos os três mil pontos e abrigos de ônibus existentes hoje no sistema e a construção de outros três mil pontos adicionais sendo implementados ao longo do próximo ano.
A renovação de 100% da frota será feita até janeiro de 2026, o que vai promover a renovação por veículos novos. “90% do nosso cronograma será executado até o final de 2024, ficando para o ano seguinte a ativação de novos produtos e a entrega do restante dos mil novos ônibus”, projetou Rocha Lima.
Os novos serviços estão em fase de desenvolvimento para viabilizar a integração do sistema, incluindo o City Bus 3.0, City Bike, City Escolar e City Acessível. Um plano operacional inovador será elaborado, abrangendo a reavaliação dos padrões de qualidade do serviço, o que possibilitará a otimização da frota para atender às necessidades e demandas atuais dos passageiros.
Também estão planejadas ações de segurança destinadas a promover a integração dos órgãos responsáveis pelo policiamento nas linhas, estações e pontos de parada. Quanto à tecnologia voltada para os usuários, está prevista a implementação do Super App da Mobilidade, que incluirá o desenvolvimento de um aplicativo que ofereça aos usuários acesso simplificado e integrado a ferramentas de planejamento de rotas, métodos de pagamento, informações e suporte.
Entrega do BRT Norte-Sul
Os goianienses esperam há anos pela entrega do novo BRT que irá cortar a capital de norte a sul. Com isso, o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Tarcísio Abreu, afirmou que a expectativa é que o BRT seja entregue em dezembro deste ano.
"Desta forma, será preparado para que a operação seja iniciada. Essa gestão unificada é uma gestão operacional para que seja construída, no inuito de haver um padrão de serviço de qualidade e de entrega", disse o presidente.
Ainda segundo ele, os novos ônibus contarão com ar-condicionado e melhor qualidade. "Estamos buscando essa consolidação, para que haja a transformação do transporte público na região metropolitana de Goiânia", adfirmou.
O usuário do transporte coletivo poderá sentir a melhoria gradativamente, junto com a entrega dos ônibus. Além disso, o tempo de espera entre um ônibus e outro será de três a cinco minutos em um horário de pico, isso representa qualidade do serviço
Cronograma
Rocha Lima destacou que o cronograma inicia-se em dezembro, e que é esperado que as plataformas que compõem a revitalização do centro da capital, que ficam entre as avenidas Araguaia e Tocantins, sejam as primeiras a ficarem prontas. No entanto, o cronograma geral será divulgado ainda em novermbro.