Home / Eleições 2024

Campanha eleitoral

Pesquisas divulgadas nesta semana indicam crescimento de Mabel

Duas sondagens de opinião divulgadas na imprensa indicam virada em Goiânia. Candidato do governador Ronaldo Caiado, Sandro Mabel embola disputa eleitoral


		Pesquisas divulgadas nesta semana indicam crescimento de Mabel
Reprodução

A divulgação de duas pesquisas de opinião sobre a disputa em Goiânia coincide com as primeiras reações ao horário eleitoral na TV e rádio. Todas as sondagens - Quaest e Goiás Pesquisas - apontam para o crescimento de apoio popular ao candidato do União Brasil, Sandro Mabel.

Enquanto na Quaest ele empata tecnicamente com Adriana Accorsi (PT) - a primeira colocada de fato, com 22% - e Vanderlan Cardoso (PSD), Mabel lidera na Goiás Pesquisas. Na Quaest, os candidatos do UB e PSD marcam 19%, seguidos por Fred Rodrigues (PL), 9%; Matheus Ribeiro (PSDB), 6%; Rogério Cruz (Solidariedade), 4%; Professor Pantaleão (UP), 2%. Na Goiás Pesquisas, Mabel teria 18, 80%; Adriana, 16,14%; Vanderlan, 14,31%; Fred, 11,81%; Matheus, 9,48%; Rogério, 5,16%, e Pantaleão, 1%.

Goiânia pode estar, portanto, presenciando nesta semana uma virada, cuja origem seria a grande exposição do governador Ronaldo Caiado na campanha de Mabel a partir da propaganda televisiva e visitas a pontos estratégicos da Capital. Considerado o governador mais bem avaliado do Brasil, Caiado é o grande fiador de Mabel. O conteúdo massificado no horário eleitoral parece ser o evento dos últimos cinco dias: nas propagandas, Caiado aparece ao lado de Mabel.

Voto útil

Em uma das pesquisas, Vanderlan aparece em terceiro lugar. Uma campanha de voto útil contra o PT - movimentada pelos conservadores que votam contra o lulismo - pode afetar ou estar afetando o sistema imunológico do nome do PSD. Os votos do Fred Rodrigues (PL) e Rogério Cruz (SDD) correriam para Mabel, em caso de confirmação desta leve queda de Vanderlan.

Adriana Accorsi faz uma campanha certa: busca superar a cor vemelha através do lilás. Tal movimento tem ampliado sua pontuação, levando seu nome aos nichos de eleitores com pouca politização.

Irismo na reserva

Dois fenômenos eleitorais recentes e tradicionais na Capital não foram medidos até agora: o MDB e outros postulantes ainda não trouxeram a imagem de Iris Rezende para a campanha. Mas tem aumentado a circulação de seus símbolos, como em opiniões na imprensa e na exposição dos bairros. Ex-prefeito de Goiânia, ele ainda reverbera nos bairros, principalmente na região Noroeste.

A pergunta que fica: quem melhor herdará o Irismo? A tendência é que Mabel, por apoio da família de Iris, herde este movimento que existe adormecido no imaginário coletivo dos bairros. Outra variante da disputa: a Capital quase sempre vota em divergência ao poder estadual. Ocorre que Caiado furou este bloqueio nas eleições de 2022, quando foi o mais votado em Goiânia, com 43,6%, logo, 12% a mais que o segundo colocado.

E esta garantia dada ao governador - em grande parte pelo êxito da política de segurança - pode ampliar a alavancada de Mabel, já visível nas duas pesquisas divulgadas nesta semana.

A terceira semana da campanha poderá trazer mais nitidez para os cenários indicados nas pesquisas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias