O candidato a prefeito de Goiânia, Fred Rodrigues do PL alterou a sua escolaridade no registro de campanha conforme mostra o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgacand.
A alteração acontece após durante um debate o candidato ter afirmado e até mesmo se apresentado no seu plano de governo como sendo formado e bacharel em direito.
No entanto, a informação foi contra o que a Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC) divulgou em um documento no qual afirma que Fred não se formou na instituição, e que o candidato não cumpriu as 200 horas de atividades complementares que são obrigatórias.
Antes de solicitar a alteração, Fred usou as redes sociais para divulgar um vídeo e mostrar a grade do curso, na qual ela afirma ter passado em todas as matérias. No vídeo, ele alega ainda que não colou grau, pelo fato de trabalhar em outra área e que não iria exercer o curso.
O problema é que inserir dados falsos em sistema eletrônico e se aproveitar disso pode ser considerado crime pela justiça eleitoral. A coligação que tem Mabel como candidato aproveitou a falha do concorrente e o denunciou junto à Polícia Federal por falsidade ideológica, e caso comprovado pode levar a uma prisão de cinco anos do suspeito.
Fred Rodrigues afirma que houve um erro da sua equipe durante o registro
Após o caso se torna o principal assunto há quatro dias da votação do segundo turno, a equipe jurídica de Fred Rodrigues entrou com uma ação na Justiça Eleitoral na qual solicitou para que fosse feita a alteração.
Antes da alteração ser feita, Fred afirmou que houve um erro por parte da sua equipe jurídica pela correria para fazer o registro e inserir as informações corretas. Vale lembrar que do dia 20 de julho a 5 de agosto os partidos fizeram as suas convenções para determinar que seriam os candidatos, e que eles tiveram até o dia 15 de agosto para registrar as respectivas candidaturas para os cargos de prefeitos, vices e vereadores para as eleições deste ano.
A justiça eleitoral acatou o pedido de alteração feito pela coligação de Fred Rodrigues ontem, e na noite de ontem, o mesmo já teve o registro alterado na sua escolaridade e agora aparece como Superior Incompleto. O caso agora é investigado pela Polícia Federal e caso seja comprovado o crime, há diversas implicações ao candidato e sua coligação.