Home / Política

POLÍTICA

CPMI dos atos golpistas: Deputada Federal Érika Hilton sofre ataque transfóbico

Deputado Bolsonarista Abílio Brunini (PL) insinuou que a Deputada queria se prostituir

Imagem ilustrativa da imagem CPMI dos atos golpistas: Deputada Federal Érika Hilton sofre ataque transfóbico

A Comissão Parlamentar de Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, se tornou palco de um literal show de horrores. Além dos comentários machistas e sexistas proferidos em meio a exposição de parlamentares da esquerda, um ato transfóbico também se fez presente. O Deputado Bolsonarista Abílio Brunini (PL), fez insinuações de que a Deputada Érika Hilton (PSOL/SP) queria se prostituir.

O triste comentário veio à baila da discussão da CPMI após a Deputada Érika questionar as atitudes do Deputado Brunini no decorrer dos trabalhos da comissão, segundo ela em todas as sessões o parlamentar causava tumulto, e que por este motivo ele deveria tratar sua carência em outro espaço.

"Toda sessão o deputado [Brunini] atrapalha os trabalhos da CPMI, causa tumulto. Eu aconselharia que o deputado procurasse tratar sua carência em outro espaço". Disse Deputada Federal Érika Hilton

Fora dos microfones, como é praxe do comportamento de alguns deputados que se dizem conservadores e cidadãos de bem, o Deputado Brunini teria rebatido a fala de Érika com os dizeres: “Por que, tá precisando de serviço?”. A fala foi confirmada por outros parlamentares que estavam próximo a Brunini, fato que gerou revolta na comissão. Questionado pelo presidente da comissão, Deputado Arthur Maia (União Brasil), Brunini disse aos risos que não proferiu quaisquer ofensas à Deputada.

A parlamentar Psolista não se manteve calada e afirmou que o comportamento do Deputado Brunini apenas reproduz a associação que é feita no imagético da população, de que pessoas trans e travestis estariam relegadas a prostituir-se. Segundo Érika, o comentário foi criminoso e desrespeitoso, e que aguardará a liberação das imagens para tomar as medidas cabíveis.

"[Essa associação] muito provavelmente deve estar formada no imagético da população tem de travestis e transexuais. O que é criminoso, desrespeitoso, violento, não está dentro do âmbito da CPI e que não tem nenhuma correlação com aquilo que foi dito por mim" Deputada Federal Érika Hilton

A Deputada Paulista recebeu apoio de colegas de Congresso, como a também Deputada Trans, Duda Salabert (PDT/MG) e do Senador Rogério Carvalho (PT).

"É alarmante saber que a todo momento que uma travesti ocupa um espaço de destaque, ou é recebida com violência política, tentativa de silenciamento, ou é objeto de chacota" afirmou Duda Deputada Federal Duda Salabert

Érika Hilton é mulher transexual e foi eleita como uma das Primeiras parlamentares Trans do país. O caso será investigado pela Polícia Legislativa.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias