Home / Política

POLÍTICA

CCJ aprova PEC que limita decisões individuais no STF

PEC limita decisões monocráticas de magistrados em casos envolvendo leis ou atos de presidentes dos poderes Legislativo e Executivo

Imagem ilustrativa da imagem CCJ aprova PEC que limita decisões individuais no STF

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ) aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/21, que restringe o uso de decisões monocráticas por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outros tribunais superiores, nesta quarta-feira, 9. A PEC visa reduzir a capacidade de decisões individuais que possam suspender leis ou atos dos presidentes dos poderes Executivo e Legislativo.

A proposta, de autoria do Senado, prevê que decisões monocráticas só sejam permitidas em casos de urgência durante o recesso do Judiciário, com um prazo de 30 dias após o retorno das atividades para serem avaliadas por um colegiado. Caso contrário, decisões individuais de magistrados não poderão suspender leis.

Outro ponto central é o prazo de seis meses para o julgamento de ações sobre inconstitucionalidade de leis. Após esse período, as ações terão prioridade na pauta do STF, conforme a emenda.

O relator, deputado Marcel van Hattem, argumenta que a PEC fortalece o Legislativo e evita que decisões individuais anulem atos do Congresso. A PEC foi aprovada por 39 votos a 18, mas ainda precisa passar por uma comissão especial e dois turnos no plenário.

O deputado Rubens Pereira Júnior, um dos opositores, vê a proposta como retaliação ao STF.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias