
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (4) sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026. O lançamento contou com a presença de mais de 130 prefeitos goianos, além de apoiadores, lideranças locais e membros do União Brasil.
Durante seu discurso, Caiado destacou a segurança pública como uma de suas prioridades e afirmou que o país enfrenta atualmente uma "verdadeira desordem institucional". Ele também relembrou sua trajetória política, incluindo sua atuação no Congresso Nacional, e classificou o momento como "um dos mais importantes de sua vida".
O evento contou com a presença do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do ex-prefeito ACM Neto. Também participaram o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, e outras lideranças do partido que declararam apoio à pré-candidatura.
Apesar de ser pouco conhecido em nível nacional, Caiado tem uma gestão bem avaliada em Goiás. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na quinta-feira (3), 86% dos goianos aprovam seu governo, enquanto apenas 9% o desaprovam. Em um cenário de segundo turno contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Caiado teria 30% das intenções de voto, contra 44% do atual presidente.
A agenda em Salvador faz parte de uma série de movimentações que devem intensificar a presença de Caiado no cenário nacional, com o objetivo de consolidar sua imagem como um nome viável da chamada terceira via.