Duas operações, denominadas Game Over e Fake Invest, foram conduzidas nesta quarta-feira, 13, para combater uma associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas.
A ação do Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic) de Rio Verde, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Afonso Cunha (MA) e Pedreiras (MA).
Na operação Fake Invest, foi identificado que uma vítima perdeu cerca de R$ 250 mil ao ser enganada por uma falsa proposta de investimento divulgada no perfil hackeado de uma influenciadora digital. Na operação Game Over, o esquema envolvia a abordagem de vendedores de eletrônicos por meio de e-mails falsos, onde as vítimas eram convencidas de que o pagamento pelo produto havia sido efetivado.
Após a confirmação falsa, o criminoso acionava motoristas de aplicativo para coletar os eletrônicos e enviá-los a São Paulo. A ação contou com cerca de 70 policiais civis, visando a apreensão de dispositivos e bens para ressarcir as vítimas e identificar todos os envolvidos na associação criminosa.