Um motorista de carreta foi preso na BR-153, em Uruaçu, norte de Goiás, por tráfico de drogas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de domingo, 11. A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina na Unidade Operacional, onde a equipe de policiais verificava o tempo de descanso dos motoristas de veículos pesados, em um trecho conhecido por altos índices de acidentes graves.
Durante a abordagem, os policiais revisaram os documentos do condutor, um homem de 28 anos, e procederam com uma busca no veículo. Inicialmente, foram encontradas duas porções de cocaína, pesando 30 gramas, que o motorista alegou ser para uso pessoal.
A busca continuou e os policiais solicitaram ao motorista que abrisse o compartimento lateral do caminhão, destinado ao armazenamento de utensílios de cozinha.
O motorista mostrou-se visivelmente nervoso e informou não ter a chave do cadeado que trancava o baú. Após a descoberta da chave em um compartimento acima do assento do motorista, os policiais abriram o cadeado e encontraram uma caixa de papelão envolta em saco plástico.
Dentro da caixa estavam 15 mil comprimidos de anfetaminas, conhecidos como "rebite", uma substância utilizada para manter o motorista em constante alerta, mas que pode causar sérios danos à saúde pela falta de descanso, como problemas cardíacos e de pressão arterial.
O motorista declarou que pegou a droga em Goiânia e tinha como destino a cidade de Gurupi no Tocantins e que receberia R$ 500 reais pelo serviço. Ele foi conduzido à Polícia Civil (PCGO), que dará continuidade à investigação para identificar outras pessoas que estejam envolvidam no tráfico de anfetaminas.