Uma adolescente de 16 anos que era mantida acorrentada pelo pé a uma grade pela mãe, foi resgatada nesta quinta-feira, 15, pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), em Uruaçu. A mãe foi presa em flagrante.
A PC recebeu uma denuncia anônima de que uma adolescente estava sendo mantida em cárcere privado pela própria mãe, além de acorrentá-la com cadeado impedindo que a filha pudesse fugir da residência.
A diligência policial foi realizada pela equipe de plantão em parceria com os policiais civis recém-empossados. Que ao chegarem no local encontraram a menina deitada em uma cama, com uma corrente em volta do tornozelo direito e presa a um cadeado.
Para o DM, o delegado responsável pelo caso, Sandro Leal Costa, informou que a família já tem histórico conhecido pelas áreas de assistência social do município, incluindo no conselho tutelar. "Havia histórico no conselho tutelar de todo núcleo familiar. Todo sistema social do município já tinha conhecimento dessa família, não parece ser só o desespero de uma mãe, tentando manter o controle sobre a filha." disse.
A família já estava sendo monitorada e assistida há algum tempo devido às dificuldades financeiras, à desestrutura familiar e às constantes brigas. Esses fatores impediram que a família encontrasse equilíbrio para combater a evasão escolar da criança. Além disso, a falta de apoio de parentes dificultou o acompanhamento ou a responsabilização da genitora por parte dos órgãos responsáveis.
O delegado explicou também, que a menina havia fugido outras vezes e com apenas 14 anos ela respondeu por delito cometido em outra cidade na companhia de um ex-namorado. Recentemente a mãe descobriu que a filha está usando entorpecentes. "Ela terminou um relacionamento, agora, pouco tempo, que era um rapaz envolvido com drogas e a menina também acabou ficando usuária de droga. Então o objetivo da mãe era esse, impedir que ela saísse de casa." completou.
A mãe foi conduzida para Delegacia de Uruaçu onde permanece presa em flagrante. A polícia segue investigando o caso.