Home / Internacional

INTERNACIONAL

Trump diz em discurso que América lhe deu mandato sem precedentes

Trump falou à nação por aproximadamente 20 minutos em West Palm Beach, na Flórida

Imagem ilustrativa da imagem Trump diz em discurso que América lhe deu mandato sem precedentes

No primeiro discurso após projeções o apontarem como o próximo presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump disse que vai curar o país, pediu união e destacou o que chamou de "surgimento de uma nova estrela": o bilionário Elon Musk, um de seus maiores apoiadores da campanha.

Trump falou à nação por aproximadamente 20 minutos em West Palm Beach, na Flórida, estado que antes era um estado-pêndulo e que se consolidou, no atual pleito, como um bastião republicano.

"É hora de deixar as divisões para trás. É hora da união", disse ele ao celebrar o que chamou de "vitória política" sem precedentes, mesmo antes da divulgação do resultado oficial. "Nós alcançamos a coisa política mais incrível, uma vitória política que nosso país nunca viu antes."

O republicano afirmou que os resultados lhe deram um "grande sentimento de amor" e que a nação lhe deu "um mandato poderoso". Afirmando ter conquistado a maior parte voto popular, além de ter vencido no Colégio Eleitoral, Trump disse que os resultados significaram "uma nova era de ouro" para os EUA.

"Nós retomamos o controle do Senado. O número de vitórias no Senado foi memorável", disse ele. "Vocês terão ótimos senadores. E parece que vamos manter o controle da Câmara dos Representantes", afirmou.

Em nenhum momento do discurso Trump mencionou Kamala Harris, sua adversária na corrida eleitoral. Convidado a discursar brevemente, o vice na chapa de Trump, J.D. Vance, agradeceu o líder pela confiança e disse que sua vitória, tratada no discurso como certa, foi a "maior reviravolta política da história dos EUA". Em resposta, Trump brincou dizendo que Vance havia sido "uma boa escolha".

Além de Donald Trump e de seu vice, também estavam no palco Eric Trump e Donald Trump Jr. filhos do republicano, Melania Trump, a esposa do empresário, Dana White, o CEO do UFC, entre outros. Quase todos brancos —a exceção era Usha Vance, a esposa de V.D. Vance, cujos pais são da Índia.

O republicano ainda afirmou que a eleição representa "o maior movimento político de todos os tempos". "Fizemos história essa noite", disse.

Ele mencionou os "trabalhadores americanos que se esforçaram para votar". E agradeceu Elon Musk, chamado por ele de "nova estrela".

O clima no evento na Flórida foi se tornando de comemoração e euforia à medida que os resultados começaram a ser divulgados. Apoiadores comemoraram a arrancada de Trump nos estados da Pensilvânia e da Carolina do Norte em meio a petiscos e chocolates oferecidos pela campanha.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias