A SpaceX, empresa fundada por Elon Musk, está se preparando para a próxima tentativa de lançamento do Starship, o foguete mais poderoso já construído, na quinta-feira (20). A aeronave foi deixada aterrada em sua plataforma de lançamento no sul do Texas, nos EUA, na segunda-feira (17) devido a um problema técnico, atrasando a histórica primeira tentativa de lançamento do veículo.
A fabricante de sistemas aeroespaciais terá uma janela de lançamento na quinta-feira que abre às 7h28 (BRT) e fecha às 8h30 (BRT). A SpaceX transmitirá ao vivo em seu site a tentativa de lançamento, começando cerca de 45 minutos antes da decolagem.
Na segunda-feira (17), era esperado que o enorme propulsor de foguete Super Heavy, que abriga 33 motores, ganhasse vida e saltasse a espaçonave Starship de sua plataforma terrestre, que fica dentro das instalações da SpaceX na costa do sul do Texas, enviando o veículo voando sobre o Golfo do México. No entanto, o lançamento foi cancelado devido a um problema de pressurização, conforme relatado pela transmissão da SpaceX.
A missão tem como objetivo testar o veículo Starship, que é projetado para transportar carga e até 100 passageiros em viagens interplanetárias. Se bem-sucedido, o lançamento de quinta-feira será um passo significativo para o desenvolvimento de viagens espaciais comerciais. O objetivo final da SpaceX é enviar humanos para Marte em um futuro próximo.