A população no planeta terra deve diminuir a partir de 2080, é o que mostra o relatório de Perspectivas da População Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado há poucos dias.
A Terra possuí atualmente 8 bilhões de habitantes, e segundo os dados divulgados essa queda na popualção deve ocorrer pela primeira vez desde a Peste Negra.
O relatório mostra a década de 2080 vai ser determinante para o futuro. Os números mostram que a humanidade vai atingir um pico, mas que após ele, haverá um declínio no número de habitantes do planeta.
A espectativa conforme a ONU é que a população mundial seja de 10,3 Bilhões no início da década de 2080, e depois começa a cair e chegue a 10,2 Bilhões de habitantes no planeta Terra.
Países atingiram pico populacional e outros estão próximos de atingir
O relatório divulgado traz também uma lista de países que devem ou podem atingir o seu pico populacional entre 2024 e 2025. Entre as 48 nações listadas estão o Brasil, Irã e a Turquia.
Por outor lado países como Alemanha, Rússia, Japão e Chiana já chegaram a seu pico populacional ao lado de outros 63 países espalhados pelo mundo.
Enquanto alguns estão pertos de atingirem o pico população, outros devem continuar crescendo depois de 2054.
Com a redução da população mundical a partir de 2080, a tendência é que a expectativa de vida no mundo aumente. E conforme os dados pode chegar a 73,3 anos, em comparação com a pandemia da Covid-19 quando chegava a 70,9 anos.
O relatório mostra que no final da década de 2050, as pessoas chegaram até os 80 anos ou mais antes de morrer.