Candidato do União Brasil, Sandro Mabel lidera a pesquisa Serpes divulgada pelo jornal "O Popular" na noite de sexta-feira, 18, com 46,1% das intenções de voto na sondagem estimulada para ocupar o Paço Municipal em 2025. Fred Rodrigues (PL) tem 40,9%.
A pesquisa coletou informações de 601 eleitores: a margem de erro é de 4 % e intervalo de confiança de 95%. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-02324/2024.
A pesquisa ainda não detecta o último movimento da disputa - nos dois últimos dias partidos que ficaram de fora do segundo turno pregam o voto contra a extrema direita ou contra o amadorismo na política.
Os dois movimentos tomaram as redes, com compartilhamentos, memes e depoimentos, cuja meta é reduzir o voto nulo, em busca da reversão destes para Mabel.
O levantamento do Serpes revela que 7,8% dos eleitores ainda estão indecisos e 5,2% pretendem anular o voto. O movimento nas redes indicide principalmente neste grupo.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, Mabel amplia a vantagem para 6,9 pontos percentuais, com 40,8% das intenções de voto; Fred tem com 33,9%.
A equipe de campanha interpreta as rejeições: o apoio de Ronaldo Caiado (UB) contribui para o nome do UB, uma vez que torna Mabel menos rejeitado, com 25,8% frente a 31,9% de rejeição para Fred. Existe assim uma transferência do prestígio de Caiado para Mabel.
A pesquisa sonda também o direcionamento dos votos dos candidatos que disputaram o primeiro turno. Mabel conquista a maioria dos votos dos candidatos derrotados.
Desta forma, 74,3% dos eleitores de Adriana Accorsi (PT) optaram por Mabel; 56,5% de eleitores de Matheus Ribeiro (PSDB) seguem com o candidato de Caiado. E 48,1% dos eleitores de Vanderlan Cardoso (PSD) optaram pelo nome do UB.