
O Ministério da Cultura do Peru divulgou uma nota oficial repudiando veementemente o episódio de racismo ocorrido durante a partida entre Sporting Cristal e Palmeiras, válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O caso teria envolvido um torcedor da equipe peruana, que dirigiu ofensas racistas a torcedores brasileiros nas arquibancadas do Estádio Nacional de Lima.
Em comunicado, o órgão governamental afirmou que o episódio evidencia como o racismo ainda está presente em diferentes espaços sociais, reiterando a necessidade de responsabilização do autor do ato. “O Ministério da Cultura repudia categoricamente as expressões racistas de um torcedor do Sporting Cristal Club, que demonstram que o problema público do racismo está presente em vários espaços, normalizando a animalização dos afrodescendentes. Nós oficiamos ao Sporting Cristal Club e à CONMEBOL que identifiquem imediatamente a pessoa que cometeu o ato racista e acionem os mecanismos de sanção correspondentes”, diz a nota.
O ministério também aproveitou a ocasião para reforçar a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 6311-2023-PE, de autoria do Poder Executivo, que propõe alterações no Código Penal peruano para garantir punições mais rigorosas a práticas racistas. “O Estado peruano vem promovendo um marco regulatório abrangente, com medidas eficazes de prevenção e sanção para esse tipo de caso. Por esse motivo, é urgente a aprovação do Projeto de Lei nº 6311-2023-PE, apresentado pelo Poder Executivo, que modifica o Código Penal para que essas condutas sejam adequadamente punidas”, destacou o comunicado.
O projeto já recebeu parecer favorável da Comissão de Povos Andinos, Amazônicos e Afro-Peruanos, Meio Ambiente e Ecologia do Congresso da República do Peru.
A nota também enfatizou os canais de denúncia oferecidos pelo Ministério da Cultura, como o serviço “Alerta contra o Racismo”, que dispõe de seis formas de atendimento, incluindo o número gratuito 1817, voltado para vítimas ou testemunhas de discriminação étnico-racial.
“Convocamos os cidadãos, os fãs de futebol e, em geral, todos os fãs de esportes, a torcer com respeito para construir um PERU SEM RACISMO”, conclui o comunicado.
O episódio envolvendo a torcida do Sporting Cristal ocorre semanas após um caso semelhante durante uma partida da categoria sub-20 do Palmeiras, em que o jogador Luighi foi alvo de ofensas racistas por parte da torcida do Cerro Porteño, no Paraguai.