A McLaren fará uma homenagem aos 30 anos da morte do tricampeão Ayrton Senna neste final de semana, no GP de Mônaco. A escolha do local tem uma justificativa mais que especial: Senna foi o piloto que mais venceu em Monte Carlo, contabilizando um total de seis vitórias e sendo conhecido como o "Rei de Mônaco".
Os carros da equipe serão nas cores verde e amarelo, representando a bandeira do Brasil. Senna conquistou seu primeiro título de Fórmula 1 em 1988, pela McLaren. Em 1990 e 1991, o piloto brasileiro foi novamente campeão com a equipe inglesa.
O diretor executivo da McLaren, Zak Brown comentou sobre as homenagens a Senna em Mônaco:
"A equipe tem orgulho de reconhecer e celebrar a vida extraordinária e o legado automobilístico de Ayrton Senna através desta pintura da McLaren. Senna continua reverenciado e respeitado como o maior ícone da Fórmula 1 e o piloto mais condecorado da McLaren. É uma honra correr com ele em seu circuito de maior sucesso nas cores verde, amarelo e azul".
O processo de pintura do carro durou cerca de um ano e foi aprovada pela família. Bianca Senna, sobrinha de Ayrton gostou o resultado:
"É uma forma fantástica de celebrar a sua vida e legado através das suas cores icônicas em ambos os carros. A McLaren significou muito para ele e juntos alcançaram muito sucesso, será especial vê-lo correr pelas ruas de Mônaco, circuito que lhe deu tantas alegrias e muitos triunfos".
O Grande Prêmio de Mônaco será no dias 24, 25 e 26 de maio e marcará a oitava etapa do campeonato de 2024 da Fórmula 1.