
Neymar está de volta ao Brasil e ao Santos. O "anúncio" do astro foi feito pelo presidente do Peixe, Marcelo Teixeira, em sua conta pessoal no Instagram, na última terça-feira, 28.
O ídolo santista, aos 32 anos e tendo sofrido várias lesões durante a carreira, não é mais aquele menino que voava nos gramados da Vila Belmiro. Na ponta-esquerda, onde surgiu e jogou grande parte da sua trajetória profissional, não é mais a melhor posição para Neymar. O atacante, com menos mobilidade e explosão, pela idade e pelas lesões, agora deve ocupar "novas posições": como meia armador e segundo atacante.
Meia Armador
A primeira experiência na função de um clássico "camisa 10" aconteceu no Paris Saint-Germain. Sob comando de Thomas Tuchel, a estrela da equipe migrou para o centro da campo, coordenando os ataques do time francês e caindo para os dois flancos, assim, participando mais dos jogos.
Com Tuchel, Neymar conquistou o Campeonato Francês, a Copa da França, a SuperCopa da França e levou o PSG à final da Liga dos Campeões de 19/20. Porém, bateu na trave na hora da conquista, ao ser superado pelo Bayern de Munique, por 1 x 0.
Números de Neymar como "10" com Tuchel
67 jogos
51 gols
32 assistências
6 títulos

Segundo atacante
A estrela também atuou ao lado de um centroavante na Seleção Brasileira de Tite. Nas Eliminatórias para a Copa de 2022, o então técnico da Amarelinha decidiu aproximar mais o camisa 10 do centroavante Richarlison, com as mesmas intenções de Tuchel no PSG, além de proporcionar espaços aos pontas Vinícius Jr. e Raphinha.
A nova formação casou muito bem e o Brasil chegou como um dos favoritos para a Copa do Mundo. No entanto, caiu nos pênaltis para a Croácia, nas quartas de final, mesmo com o brilho de Neymar ao abrir o placar com um golaço, no primeiro tempo da prorrogação.
Confira os números de Neymar como segundo atacante pelo Brasil
13 jogos
10 gols
9 assistências

Portanto, o craque deve ser escalado nestas posições por Fábio Carille. Nos próximos dias, Neymar deve seguir a preparação de treinos indicada pelo departamento de fisiologia para saber quando poderá estrear novamente pelo Peixe.