Ratinho, de 68 anos, causou uma nova polêmica na noite dessa terça-feira (2). O apresentador do SBT debochou do cabelo black power de uma dançarina, identificada como Cíntia Melo, durante o seu programa.
O apresentador está sendo acusado de racismo nas redes sociais por questionar se o cabelo da bailarina era peruca e brincar sobre ter encontrado um piolho. "Cintia, essa peruca sua é a mais bonita", disse. "Não é peruca, é meu cabelo!", respondeu a profissional.
Na sequência, o titular do programa mandou uma assistente de palco puxar o cabelo dela, que afirmou: "é dela, é dela". "Não é o seu cabelo... eu vi um piolhinho", acrescentou Ratinho. Com um sorriso no rosto, ele disparou: "eu achei que era peruca".
Na web, internautas classificaram a atitude do comunicador como "racismo recreativo". "Não é só grosseria, não é só covardia por ser o patrão, isso aí é crime", escreveu um perfil. "A atitude dele é uma expressão do racismo recreativo, o que é crime no Brasil desde janeiro de 2023. Nossos corpos não são piada! Não somos mercadorias para sermos expostos dessa forma!" , comentou outro.
"Cenas de racismo explícito no “Programa do Ratinho”. Esta violência é inaceitável! Isso é crime e o apresentador precisa ser responsabilizado! A emissora também deve se posicionar o mais rapidamente sobre estas cenas nojentas. Revoltante", comentou um terceiro.
GENTE? Em programa ao vivo, Ratinho diz que cabelo black da dançarina era peruca e que achou um piolho.
— POPTime (@siteptbr) April 3, 2024
pic.twitter.com/xamWAVG5ju