Em um mundo cercado por normas, regras e hierarquias, a desobediência é considerada um pecado capital, com possibilidade de gerar uma justa causa no trabalho, uma exclusão de um grupo, e até um cancelamento nos relacionamentos. Mas há quem diga o contrário e prove que o comportamento pode gerar resultados diferentes - e bem interessantes!
O jornalista Ivan Moré, ex-apresentador da Globo, é quem anda esparramando essa ideia e já arrasta mais de um milhão de seguidores só em seus canais nas redes sociais, e vem sendo convidado a falar do tema em palestras Brasil afora. É esse assunto que o trará pela primeira vez a Goiânia, no dia 31 de janeiro, para um bate-papo com o mercado imobiliário, a convite da Palme Incorporadora.
“Chamo de 'desobediência produtiva' a atitude de quebrar protocolos para entregar mais que o esperado, usando sua maneira própria de fazer. Todo mundo tem um know how e pode entregar mais resultado, adaptando-o ao seu jeito”, considera. O comportamento, em sua visão, é disruptivo no mercado corporativo, onde prevalecem os protocolos.
Usando sua própria experiência, Ivan atribui ao comportamento seu crescimento de repórter a apresentador do Esporte Espetacular na TV Globo, onde desenvolveu carreira ao longo de 20 anos. “Não era um cara engessado, que só entregava resultados previsíveis dentro de um formato estabelecido”, conta em suas palestras.
Engana-se quem pensa, porém, que a desobediência produtiva assemelha-se a rebeldia, desobediência à hierarquia e negação pura e simplesmente. Na verdade, ela é um “chute seguro” que um profissional pode dar após perceber seu entorno e ter confiança em si e na equipe. Em última análise, ela é o caminho para a inovação.
“É possível alcançar resultados incríveis - ou, pelo menos, diferentes – se você pensar fora da caixa diante de uma circunstância que promove em você a inquietação”, diz.
Em Goiânia, ele fará palestra presencial para mil corretores de imóveis, que se preparam para o lançamento do Palme Incorporações no Jardim América. O evento acontecerá em duas sessões, uma às 9 horas e outra às 10h30min, no cinema do Goiânia Shopping.
“Deu match entre a Palme e Ivan porque somos uma empresa com o propósito de transformar o mercado e a cidade em um lugar melhor para viver. Fez muito sentido convidar o Ivan para incentivar que as pessoas saiam do comum em busca de melhores resultados”, diz o CEO da empresa, Danilo Palmerston