O Global Peace Foundation Brasil (GPF Brasil), projeto de intercâmbio cultural e educacional em escolas públicas, seleciona escolas localizadas em bairros carentes, para receber jovens universitários de todas as partes do mundo com a finalidade de, através do voluntariado, sarar os problemas locais.
Lançado em 2013, o programa é baseado na capacidade de fornecer aos jovens as ferramentas e habilidades necessárias para o futuro, prontas para as oportunidades e desafios sem precedentes do século XXI.
Para a edição 2022, Escola Estadual Valdivino Serafim, no município de Guapó (GO), foi selecionada. Duas jovens universitárias voluntárias do Equador vindas a partir da AIESEC, entidade internacional sem fins lucrativos e parceira do GPF Brasil se hospedaram em residências de família da própria comunidade que recebe o projeto, promovendo assim, aulas de inglês e espanhol, interação cultural, apoio pedagógico, entre outras atividades.
Além dessas atividades, também é desenvolvido o programa de Comunicação não Violenta (CNV), onde os estudantes, passam a estudar e aplicar técnicas de comunicação (dialogo) para resolver problemas de maneira pacífica, com empatia e compaixão. Com os professores, é trabalhado o tema: " Trocando as Lentes – Buscando conexão antes da solução, para a reflexão e convite a olhar de maneira diferente as relações no dia a dia visando melhorá-las.
Conforme o Sr. Massimo Trombin, CEO do GPF Brasil, Coordenador do GPF América do Sul para Alianças Estratégicas, o projeto é resultado de mais de 40 anos de experiência pessoal na organização de projetos para jovens na Europa, leste da África e sudeste da Ásia.
"Uma metodologia que tem permitido que a energia dos estudantes universitários se torne mentores de outros jovens nas escolas primárias e secundárias. No Brasil, o programa conseguiu explorar a maravilhosa hospitalidade dos brasileiros e seu grande desejo de conhecer mais, abrir o coração para os outros e fazer o melhor possível", afirma.
Para o Diretor da escola Sr. Franklin Guimarães, a parceria da Escola Estadual Valdivino com a GPF Brasil tem impactado de forma muito positiva nossos alunos e professores por meio de várias ações que estão sendo desenvolvidas em conjunto. Também tem elevado a autoestima e motivação tanto de alunos quanto dos professores.
Segundo o Sr. Romel Munhoz, Presidente do GPF Brasil, promover ações inovadoras e criativas junto a escola, intercambistas e comunidade, tendem a ganhar, gerando assim mudanças, através da troca de conhecimentos e oportunidades.
Sobre a Global Peace Foundation Brasil
A Global Peace Foundation Brasil, é uma organização internacional não sectária, não partidária, sem fins lucrativos, OSCIP, registrada no ECOSOC – Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, e que promove uma abordagem inovadora e baseada em valores para a construção da paz, guiada pela visão de Uma Família sob Deus. O GPF Brasil engaja e organiza uma rede global de parceiros do setor público e privado que desenvolvem modelos de construção da paz comunitária, nacional e regional como base para sociedades éticas e coesas.