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Estudantes de Ensino Médio Integral aumentam desempenho em matemática

Dados evidenciaram uma melhora em relação aos dados de 2022 também na aprendizagem em Língua Portuguesa

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Resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) de 2023 apontaram que os Centros de Ensino em Período Integral (CEPI) tiveram uma melhora de 12 pontos em relação aos dados de 2022 na aprendizagem em Matemática. Os índices sinalizam os efeitos positivos do investimento na educação em tempo integral no estado.

Considerando que um estudante típico aprende ao longo do Ensino Médio o equivalente a 15 pontos na escala SAEB em Matemática e 20 pontos em Língua Portuguesa, de acordo com uma pesquisa do professor Ricardo Paes de Barros, pode-se concluir que estudantes do Ensino Integral tiveram uma aprendizagem 80% maior em Matemática. De acordo com o relatório, a Proficiência Média da 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa passou de 275,7 (2022) para 284,9 (2023), enquanto em Matemática o quantitativo evoluiu de 273,3 (2022) para 285,1 (2023).

Os números, segundo Deise Cardoso, diretora do CEPI Dr. Rubens Correa Aguirre, escola de Ensino Médio Integral em Aragarças (GO), contrariam alguns estudos que mostravam que o ensino demoraria até cinco anos para conseguir recuperar os índices de antes da pandemia.

"Nossa unidade escolar, por exemplo, desenvolveu ao longo do ano letivo de 2023 diversas ações que resultaram em um aumento expressivo nas notas das disciplinas de Língua Portuguesa e, especialmente, de Matemática na avaliação Saego de 23. Em Língua Portuguesa, nossa nota no ano de 2022 foi de 271,5, enquanto em 2023 alcançamos a marca de 303,1. Já em Matemática, passamos de 334,8 em 2022 para 364,5", reforça Deise.

Ações que contribuíram para o avanço

Para Deise, a estrutura curricular dos CEPI e o planejamento cuidadoso da equipe docente foram as peças-chave para essa melhoria de desempenho. "Por aqui, dedicamos quatro aulas de Língua Portuguesa e quatro aulas de Matemática ao ensino dos objetos de conhecimento. As outras duas aulas de cada disciplina foram estrategicamente planejadas para a recomposição de aprendizagens, onde utilizamos todo o material disponibilizado pela Seduc para potencializar o ensino", salienta.

Além disso, conforme explica a diretora, o ensino integral nos CEPI oferece um conjunto de práticas pedagógicas e metodologias que visam ampliar, enriquecer e fortalecer as competências e habilidades da Formação Geral Básica e, consequentemente, melhorar os resultados acadêmicos. Entre eles, aulas do Núcleo Integrador, como Estudo Orientado I e II e Preparação Pós-Médio; gestão pedagógica, que envolve a definição de metas, coordenação de atividades e avaliação constante do desempenho dos estudantes; eletivas; ações de nivelamento e aplicação de aulões, a partir do uso de metodologias que sejam inspiradoras e atrativas aos estudantes nos componentes curriculares; tutoria e acolhimento; práticas experimentais e estudos orientados; incentivo à pesquisa, por meio de projetos de Iniciação Científica.

Ensino Integral e o desempenho dos estudantes

Os resultados encontrados têm grande contribuição dos pilares educacionais previstos no Ensino Integral, como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, com acompanhamento e dedicação personalizados dos educadores, junto aos componentes curriculares já previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesse caminho, o Ensino Integral tem se mostrado como uma política pública que vem, comprovadamente, melhorando os níveis de aprendizados dos estudantes, oferecendo melhores oportunidades de preparação e tempo para organizar as atividades educacionais com mais qualidade. Além disso, o programa fornece, não apenas ferramentas pedagógicas diversificadas aos jovens, mas também um ambiente preparado para que os docentes possam atuar, de maneira mais efetiva, no processo de aprendizagem dos alunos, propondo desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, assim como a formação integral para a vida.

Inovação - Programa Jornada para o Futuro

A rede estadual de educação de Goiás tem, no ano de 2024, uma nova proposta de Educação Profissional e Tecnológica, que foca na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, com base em profissões que estarão em alta nos próximos anos. É o programa Jornada para o Futuro, desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc/GO) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/GO). O projeto ofertará cursos de Desenvolvimento Web e Cyber Security aos estudantes de Ensino Médio em Tempo Integral.

Tempo Integral

A educação em tempo integral, por meio dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPI), começou a ser implementada na rede pública estadual de ensino de Goiás em 2006. Inicialmente, o modelo contemplava apenas as escolas de Ensino Fundamental, mas em 2013 passou a atender também estudantes do Ensino Médio.

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.

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