Home / Educação

EDUCAÇÃO

Enem: expectativas de estudantes que aguardam pelo resultado

O Diário da Manhã conversou com dois alunos que fizeram a prova e agora estão na expectativa de receber o resultado

Imagem ilustrativa da imagem Enem: expectativas de estudantes que aguardam pelo resultado

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sairá na quinta-feira, 9, e estudantes do país inteiro estão apreensivos com as notas que servirão como uma forma para ingressarem no ensino superior. Mais de 130 mil pessoas fizeram a prova nos dias 13 e 20 e novembro de 2022, em Goiás.

A divulgação das notas estava prevista para a próxima segunda-feira, 13, mas o Ministério da Educação (MEC) adiou para amanhã, 8/2, motivo que deixou estudantes apreensivos.

A estudante Fernanda Amaral, de 19 anos, ficou surpresa com o adiantamento do resultado. A jovem, que quer cursar medicina, se sente otimista em relação à nota.

"Eu estou me sentindo bem, confiando que fiz meu melhor e aguardando um bom resultado", afirma.

Ela conta também sobre sua segunda opção de curso, que é bem diferente da que ela sonha em fazer.

"Caso eu não fosse cursar medicina, eu iria cursar Direito. Sei que são áreas totalmente antagônicas, mas acredito que me sentiria totalmente realizada apenas com medicina e, mesmo com diversas outras áreas importantes da saúde, ser médica é meu sonho", complementa a estudante.


		Enem: expectativas de estudantes que aguardam pelo resultado
Fernando Keller

Fernanda quer cursar Medicina. (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Fernanda afirma que o momento de fazer a prova e a espera do resultado são momentos difíceis e decisivos.

Cada um tem sua particularidade em relação as surpresas que carregam consigo.

"Mas se fosse pra escolher mesmo, acredito que o momento do resultado supera o de fazer o ENEM, porque o ENEM sempre nos surpreende devido ao TRI. Acredito que saber que foi aprovado após tanto esforço, é um sentimento indescritível e que não pode ser comparado", finaliza Fernanda.

O estudante Ciro Andrade, de 18 anos, afirma que ficou muito ansioso durante a prova e que, por isso, não está com boas expectativas.

"Fiquei com muita ansiedade durante a prova e acho que errei algumas bobeiras. Entretanto, estou calmo em relação ao que vier", disse.

No entanto, o estudante passou em Direito na Universidade de São Paulo (USP) sem utilizar a nota do Enem e que, por isso, não pretende usar a nota do Sisu futuramente.


		Enem: expectativas de estudantes que aguardam pelo resultado
Fernando Keller

Ciro passou em Direito na USP e não pretende usar o Sisu. (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Com relação à ansiedade nas horas de fazer a prova e de receber o resultado, Ciro cita que "a ansiedade na hora de receber um resultado foi maior que na hora de fazer a prova".

"Em proporção, eu diria que 10 vezes mais. No caso do resultado do Enem, não estou sentindo tanta ansiedade pelo motivo abordado acima, porém a sensação antes de receber um resultado é o nível mais desagradável de ansiedade, chega a ser desanimador", finaliza o estudante.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias