O Conselho Regional de Biologia (CRBio) aprovou o projeto "Diálogos sobre o Bioma Cerrado", do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia), destacando sua relevância na promoção da educação ambiental e na valorização da biodiversidade do Cerrado.
O projeto integra o projeto de extensão "Sala Verde", da UniAraguaia, e contará com a participação ativa de professores e alunos do curso de Biologia, além do envolvimento de outras coordenações da graduação e pós-graduação da UniAraguaia e do Instituto Altair Sales. A iniciativa busca proporcionar uma experiência imersiva e sensorial, conectando visitantes à riqueza do Cerrado Goiano.
Segundo o coordenador do projeto, professor Dr. Milton Junior, a proposta fortalece o diálogo entre academia e sociedade. "Por meio de atividades interativas, ele facilita o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas e moradores locais, incentivando a valorização do Cerrado. Essa abordagem colaborativa fortalece a educação ambiental e fomenta um senso de responsabilidade coletiva em relação à preservação do bioma Cerrado, por meio da Sala Verde, da UniAraguaia.
Os alunos da UniAraguaia desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de conteúdos e atividades do projeto, adquirindo experiências enriquecedoras para sua formação. O professor Milton Junior ressalta os benefícios dessa participação.
"O envolvimento no desenvolvimento de conteúdos e atividades estimula habilidades como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Além disso a participação no projeto contribui para a conscientização ambiental e o engajamento social, formando cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente", afirma o professor.
O acervo será exibido na UniAraguaia, em uma sala de projeção especial e na área externa dedicada à educação ambiental. Escolas de Goiânia e região serão convidadas a visitar o circuito educativo, promovendo a conscientização sobre a preservação do bioma Cerrado.
Com essa iniciativa, a UniAraguaia reafirma seu compromisso com a educação ambiental, consolidando-se como uma instituição que alia ensino, pesquisa e responsabilidade socioambiental.