Home / Economia

ECONOMIA

Quais são os tipos de instituições financeiras existentes?

Bem além dos bancos comerciais, as instituições têm aval governamental para existir

Muito se ouve falar sobre instituições financeiras brasileiras, mas quando escuta esse termo, você realmente entende o que ele significa? Será que um banco nacional ou até internacional e uma fintech acabam se encaixando na mesma categoria de natureza financeira?

Dentro do universo das instituições financeiras, existem diferenças significativas, especialmente entre as de capital aberto e fechado. Por exemplo, o ITSA4 representa a Itaúsa, uma holding financeira negociada na Bolsa de Valores brasileira. Além disso, temos instituições como o Nubank, cujas ações são negociadas na Bolsa de Nova York sob o código ROXO34. Entretanto, nem todas as instituições financeiras têm capital aberto; algumas, como cooperativas de crédito, operam com um modelo diferente e não estão listadas em bolsas de valores.

Entender como as instituições financeiras fazem negócios é importante para conseguir compreender sua natureza jurídica, realizar investimentos com segurança e confiabilidade.

Mas, afinal de contas, o que é que define uma instituição financeira? Quais são as existentes e por que isso é importante? Continue a leitura.

O que é instituição financeira?

O banco comercial (aquele que nós conhecemos) é um dos tipos de instituição financeira mais falados, justamente porque ele está ao alcance de muitas pessoas e tratamos, com ele, diariamente assuntos financeiros. Contudo, bancos de investimento, bancos múltiplos, distribuidoras de valores mobiliários, financeiras, corretoras de valores, cada uma com suas funções e objetivos distintos, também são instituições financeiras.

Faz parte das responsabilidades do Banco Central a supervisão do setor bancário, que regula o mercado financeiro, com a finalidade de garantir o pleno funcionamento e cumprimento de todas as regras que prevê o Sistema Financeiro Nacional, conhecido também como SFN. Então, analisando por esse lado, se as instituições financeiras são as organizações que passam a atuar como intermediárias entre o mercado financeiro e o cliente, para cada um dos serviços prestados, poderá existir uma instituição especializada nele.

Bancos comerciais como Itaú, Santander, Bradesco, etc. conseguem suprir essa demanda de mercado e oferecer em seu portfólio uma gama variada de produtos aos usuários por um preço atrativo, mas que ainda assim variam entre eles.

Tipos de instituições financeiras

Assim como você pode imaginar, existem no mercado, diversos tipos diferentes de instituições financeiras — e se formos analisar o mercado nos últimos anos, esse número cresceu com a chegada dos chamados bancos digitais, que abriram ainda mais o leque de opções e viabilidade para o consumidor final.

Assim sendo, você que é cliente passa a ter nas palmas da mão uma variedade ampla de opções que até pouco tempo era restrita aos bancos tradicionais. Existem outros tipos de instituição. São eles:

Bancos de câmbio

As instituições ou operadoras de câmbio são entidades financeiras voltadas para transações de compra e venda de divisas de diversos países. A supervisão é realizada pelo Banco Central para garantir a estabilidade do poder aquisitivo da moeda nacional e fomentar um sistema financeiro robusto e eficiente.

Banco de investimentos

Organização especializada em serviços de aplicação, como consultoria em incorporações e aquisições, emissão de valores mobiliários, gestão de fundos de aplicação, transações de mercado financeiro, entre outros.

Bancos cooperativas

Organização formada para disponibilizar serviços financeiros apenas aos integrantes, com abertura constante para novas adesões. Os associados atuam tanto como donos quanto como utilizadores dos serviços. Essas associações financeiras operam sem fins lucrativos e possuem autorização do órgão regulador monetário para receber depósitos dos membros, obter financiamentos de outras entidades financeiras, conceder crédito e realizar investimentos no mercado financeiro.

Gestora de recursos

É uma empresa que auxilia no controle e na gestão de benefícios e recursos de pessoas físicas ou jurídicas, auxiliando no crescimento do patrimônio de modo saudável de acordo com metas estipuladas previamente.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias