O governo federal decidiu não implementar o horário de verão neste ano. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após uma reunião com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na tarde desta quarta-feira, 16. Segundo o ministro, apesar de alguns sinais de recuperação nas condições hídricas, não há necessidade de retomar a medida neste verão.
Silveira destacou que o planejamento energético do país está garantido e que a adoção do horário de verão, que foi discutida, poderia ser considerada para os próximos anos, dependendo das circunstâncias. Ele ressaltou ainda que a medida é relevante em alguns países, tanto por razões energéticas quanto econômicas.
No Brasil, o horário de verão foi interrompido em 2019, após o governo concluir que as mudanças nos hábitos de consumo tornaram a medida ineficaz para a economia de energia elétrica.
A popularidade da medida ainda divide opiniões. Enquanto pesquisas indicam uma divisão equilibrada entre apoiadores e críticos, a decisão atual baseou-se em uma análise das condições energéticas do país.