O caminhão Volkswagen Meteor conta agora com o freio retarder em suas versões 28.480 e 29.530. Disponível como opcional, o sistema inteligente garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações, possibilitando a otimização do custo total e aumento significativo da vida útil dos componentes. O freio retarder é um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo de forma expressiva o uso e o desgaste dos freios de serviço.
Ao ser ativado, o freio retarder cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada. Com seis estágios de acionamento, o sistema atua de forma automática, mas pode também ser gerenciado manualmente através da alavanca na coluna de direção. Essas características o tornam especialmente útil em descidas prolongadas, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança com uma potência combinada de até 1.225 cv.
Do ponto de vista operacional é possível mencionar vantagens como menor desgaste de peças como lonas e tambores de freio, melhor aproveitamento das viagens e manutenção simples. Os componentes têm a vida útil preservada e os caminhões ficam menos tempo parados para reparo. O dispositivo permite ainda que os veículos mantenham a velocidade média maior. Ao reduzir a necessidade de frenagens frequentes não apenas gera economia de combustível, como também diminui as emissões, alinhando-se a padrões de sustentabilidade.
As versões do VW Meteor equipadas com o retarder contam com uma ferramenta inteligente para controle e auxílio na frenagem. Batizado de nível máximo inteligente, o sistema seleciona automaticamente a potência máxima de frenagem com base na carga transportada pelo veículo, na configuração dos eixos traseiros e no atrito com o solo. Além de garantir a estabilidade do caminhão em frenagens emergenciais, o sistema confere mais agilidade, segurança e confiabilidade em situações de adversidade na pista.
Pensando no conforto e experiência do motorista ao longo da viagem, o gigante Meteor são comercializados também com controles de velocidade de cruzeiro associados ao retarder. Quando acionados, os sistemas trabalham para manutenção da velocidade definida pelo condutor.
Tecnologia digital e conectividade se agregam aos diferenciais do Meteor com o pacote Highline, que oferece novo painel de instrumentos, central multimídia e outras soluções. Além disso, saem de fábrica com a plataforma RIO integrada ao ecossistema de serviços para mais disponibilidade e rentabilidade na operação. A eficiência também é beneficiada no novo Meteor 28.480 HD, nomenclatura que traduz seu novo peso bruto total combinado de até 58,5 toneladas graças ao eixo do modelo.