Home / DMAutos

Volvo Cars

Volvo recua da sua meta de comercializar apenas veículos elétricos até 2030

Mudança de planos deve-se a diversos fatores externos, como a falta de estrutura de pontos de carregamento e às políticas de impostos locais e de importação


		Volvo recua da sua meta de comercializar apenas veículos elétricos até 2030

A Volvo anunciou mudança de planos em comercializar exclusivamente veículos 100% elétricos até 2030. Voltar atrás foi a decisão tomada para atender as demandas dos consumidores e da realidade de diferentes mercados. Contudo, a marca sueca mantém sua meta de eletrificação total da gama, mas agora a longo prazo, assim como a de atingir a emissão zero de gases de efeito estufa até 2040.

Com cinco modelos 100% elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento, a Volvo Cars almeja alcançar a marca de pelo menos 90% das vendas serem provenientes de carros eletrificados. Isso significa um balanço entre modelos 100% elétricos e híbridos plug-in. Os 10% - ou menos - restantes permitirão as vendas de alguns poucos modelos mild hybrid (híbridos não plug-in).


		Volvo recua da sua meta de comercializar apenas veículos elétricos até 2030

Para 2025 a expectativa é de que o percentual de vendas globais de veículos eletrificados supere a marca de 50%. Bem antes do fim da década, a Volvo Cars contará com um portfólio completo de carros 100% elétricos, o que permitirá à montadora sueca se tornar totalmente elétrica quando os mercados estiverem favoráveis e os consumidores prontos.

Um dos motivos para esta mudança de estratégia deve-se a diversos fatores externos, a começar pela estrutura de pontos de carregamento não avançar tão rápido como o esperado. Somado a isso, políticas locais e impostos de importação de veículos elétricos também contribuíram para esta reavaliação.


		Volvo recua da sua meta de comercializar apenas veículos elétricos até 2030

Durante o segundo trimestre deste ano, 26% dos modelos vendidos pela Volvo no mundo eram totalmente elétricos, colocando a marca sueca na liderança do segmento premium. Se considerar os veículos eletrificados, este número sobe para 48%.

No Brasil, os números são ainda mais impactantes: os modelos 100% elétricos já representam mais de 50% das vendas. Como toda a linha de produtos no país é eletrificada, a Volvo Cars Brasil foi uma das primeiras operações da marca a entregar resultados nos últimos anos sem veículos a combustão.


		Volvo recua da sua meta de comercializar apenas veículos elétricos até 2030

Desde o anúncio deste objetivo de ser totalmente elétrica, a montadora lançou cinco modelos 100% elétricos: XC40, C40, EX30, EX90 e o EM90 (minivan elétrica, indisponível no mercado brasileiro). Em pouco tempo, o EX30 se tornou um dos três veículos elétricos mais vendidos na Europa.

“Estamos convictos na nossa crença de que nosso futuro é elétrico. Um carro elétrico proporciona uma experiência de direção superior e aumenta a possibilidade de utilização de tecnologias, oferecendo uma melhor experiência aos clientes. De qualquer forma, está claro que a transição para eletrificação não será linear, pois os consumidores e os mercados se movem em diferentes velocidades”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.


		Volvo recua da sua meta de comercializar apenas veículos elétricos até 2030

Como resultado dos ajustes na meta de eletrificação, a Volvo Cars também atualizou seu objetivo de redução de emissão de CO2, mas segue como a empresa líder no segmento automotivo. Até 2030, a montadora almeja reduzir a emissão de gases de efeito estufa em, pelo menos, 65% quando comparado com os níveis emitidos em 2018, enquanto a meta anterior era de 75%.

Para o próximo ano, o objetivo é ter 30 a 35% menos emissão do que em 2018, em comparação com a estimativa anterior de 40%. A Volvo Cars quer avançar ainda mais, ao exigir que seus fornecedores sigam diminuindo o nível de emissão de CO2 para todos os materiais utilizados pela montadora. Na primeira metade deste ano, a redução foi de 25% na fabricação de cada carro, também considerando 2018 como referência.


		Volvo recua da sua meta de comercializar apenas veículos elétricos até 2030

“A Volvo Brasil foi uma das primeiras operações do mundo a decidir ter uma gama de produtos 100% eletrificada. Todos os modelos Volvo vendidos no país são totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Desde o lançamento do EX30, superamos a marca de 50% das vendas de produtos 100% elétricos”, Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars Brasil.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias