Um Virtus mais do que especial, um verdadeiro showcar. Isso mesmo! A Volkswagen desenvolveu uma unidade do espaçoso sedã num Cabrio. O modelo três-volumes da marca alemã foi o escolhido para um projeto especial da Volkswagen e teve como foco principal a visita presidencial na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo. O modelo foi usado na ocasião do anúncio sobre o novo ciclo de investimentos da marca no Brasil.
Assim como todo showcar, o Virtus Cabrio tem muitas particularidades. Trata-se de uma unidade que mescla atributos das versões Highline e Exclusive. Um carro com exterior pintado na cor Azul Biscay, rodas 18 polegadas com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto e motor 250 TSI atrelado ao câmbio automático de seis marchas.
Cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade, tiveram seis semanas para a entrega do veículo. O tempo, aliás, foi um dos principais desafios do time. Você, leitor, deve estar se perguntando: O Virtus Cabrio será produzido em série? A resposta é não e lá no final do texto você saberá o destino final do carro.
“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da VW.
Para a criação do carro-conceito foi feita a remoção do conjunto do teto. A partir daí, com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo, no sentido de alcançar uma boa rigidez.
Assoalho alongado
Já para proporcionar um espaço mais amplo entre os bancos dianteiro e traseiro, o assoalho foi alongado promovendo modificações inclusive no tamanho do tanque de combustível alojado na parte inferior do assoalho. Além disso, o banco traseiro também sofreu modificações com um design exclusivo para este modelo especial.
Foram desenvolvidas novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível. Também foi acrescentada uma barra transversal na região da coluna B, para que os ocupantes traseiros, quando de pé, tivessem apoio e segurança. Por fim, foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.
Conceitos conversíveis
O Virtus é o quinto modelo conversível que a Volkswagen do Brasil confecciona para ocasiões de visitas presidenciais em sua planta. Já foram construídos Fusca, em 1959 e em 1993, Polo Sedan, em 2003, e Fox, em 2005.
O Virtus Cabrio já tem destino certo. A unidade será destinada ao acervo da Garagem VW e ficará ao lado de demais veículos especiais, esportivos e protótipos da marca. Dividirá espaço com outras relíquias como o projeto BY e o VEMP, que nunca chegaram às ruas, além de Polo Sedan e Fox conversíveis, que também estão por lá.
Investimentos
A Volkswagen mais que dobra o valor de seus investimentos para R$ 16 bilhões. Ao atual aporte de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina, de 2022 a 2026, somam-se agora mais R$ 9 bilhões, de 2026 a 2028. Com o aporte adicional, a Volkswagen se torna a montadora com o maior investimento no Brasil no período pós-pandemia.
A Volkswagen do Brasil lançará 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex. No primeiro momento, o novo aporte contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil: são 4 novos veículos, sendo uma pick-up, 1 novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos e 1 nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável.