A Peugeot ainda carrega traumas de um passado por falta de representatividade
em vendas no Brasil. Contudo, é nítida e absolutamente real a mudança pela qual a
marca passa no País. A Peugeot vive hoje um novo momento, agora nas mãos do
Grupo Stellantis, dona também de outra francesa, a Citroen, e das consagradas
Fiat, Jeep e Ram. Sem esquecer também, claro, da Dodge e Mopar, marca de
acessórios originais da Stellantis.
Os modelos Peugeot de uma forma geral, antes estagnados em vendas, já começam a se destacar e o que fica claro é uma boa dose de disposição para atrair cada vez mais consumidores. Os modelos da Peugeot sempre foram sinônimos de design bonito e conforto bem aprimorado, mas sempre acompanhado pela falta de confiança na marca, principalmente na hora da revenda.
A mudança de rumo da Peugeot vai deixando os traumas
históricos para trás e a marca assume definitivamente um novo papel em uma nova
história. Os tempos são outros sob a tutela da Stellantis.
Mudanças aceleradas
Desde 2020 as mudanças na Peugeot vêm ocorrendo de forma bastante acelerada, com lançamentos de modelos que transmitem confiança de mercado aos consumidores. Para tanto, a Peugeot tem ganhado muito com o compartilhamento da nova plataforma CMP e das tecnologias e conjunto mecânico que servem, por exemplo, a Fiat.
Então vamos tratar agora, de forma específica, de um dos
momentos da nova realidade da Peugeot no Brasil. Vamos falar da linha 2023 do SUV
Peugeot 2008. Destaque para o motor 1.6 THP Turbo, Flex, de até 173 cv de
potência a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm, e transmissão
automática de seis marchas, nas versões Style e Griffe. Com esse propulsor, o
2008 vai à velocidade final de 209 km/h.
O novo Peugeot oferta também o motor 1.6 aspirado, flex, de até 120 cv de potência, e a mesma transmissão do turbo, nas versões de entrada Allure e Roadtrip, esta lançada como série especial na linha 2023 e que se tornou versão no modelo 2024 em substituição à Style 1.6 aspirada.
O câmbio manual não existe mais na gama do 2008 e quem sabe
num futuro próximo a marca decida optar pelo moderno motor 1.2 Puretech usado
na Europa em substituição ao 1.0 que ainda equipa modelos da marca no Brasil.
Além do novo motor turbo, o SUV 2008 traz novidades no
exterior e nos itens de série em todas as versões e a nova cor Cinza Artense,
bem como a opção de dois tons com o teto pintado em preto e os retrovisores em
preto com detalhes cromados.
Teste
Avaliamos a versão intermediária Style THP Turbo com sua
bela cor Cinza Artense e seus detalhes em preto, como o teto, rodas e grade
dianteira. A versão, cedida pela Peugeot para ser testada pelo DMAutos e
que custa R$ 125 mil, não causa boa impressão apenas com o pé no
acelerador e na dirigibilidade como um todo. Além do mais, não tem como não
achar o modelo bonito, primeiro item na compra de um carro.
Definitivamente, esquece o que você ouviu sobre a Peugeot lá
atrás e comece a perceber a mudança nos modelos da marca e entenda a
importância da segurança e confiabilidade garantida pela Stellantis. As
novidades introduzidas no 2008, como o motor turbo e os detalhes visuais, deram
fôlego ao SUV francês, que oferece um bom porta-malas com 355 litros.
A versão Style Turbo se destaca também, além do motor de
pegada forte, nos itens de segurança e comodidade, como câmera de ré, cruise
control, volante multifuncional, lanternas traseiras de LED e ar-condicionado
automático digital dual zone e central multimídia com conexão Apple CarPlay e
Android Auto. Agora, na linha 2024 ganha teto panorâmico.
Novos consumidores
A missão do Peugeot 2008, que acaba de ganhar a linha 2004,
é de conquistar novos consumidores e mostrar para os concorrentes Nissan Kicks,
Hyundai Creta e Honda HR-V que ela está presente no mercado em um novo momento.
O Peugeot 2008 estreou no Brasil no primeiro semestre de 2015, mas só agora
começa despertar as atenções.
O SUV compacto 2008 é uma opção com bons atrativos para quem
busca um crossover de dimensões compactas, com visual moderno e interior
bastante diferenciado, além de uma bem recheada e interessante lista de
equipamentos de série. Durante o teste, com gasolina no tanque, o 2008 Style Turbo
registrou consumo médio de 11,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, números
bastante atraentes para um motor tubo.
Peugeot 2008 – Preços e equipamentos
Peugeot 2008 Allure 1.6 AT – R$ 104.990: Central
multimídia Peugeot Connect de 7 polegadas com conexão com Android Auto e Apple
CarPlay, quatro airbags, câmera de ré, ar-condicionado, piloto automático e
limitador de velocidade, rodas Titane de 16 polegadas, faróis de neblina,
volante multifuncional, faróis com DRL em LED, entre outros.
Peugeot 2008 Roadtrip 1.6 AT – R$ 109.990: Traz os
itens da versão Allure e acrescenta lanternas traseiras em LED, faróis de
máscara negra, adesivos e Badge Roadtrip, grade cromada, bancos em couro,
ar-condicionado digital bi-zone, volante em couro, rodas Aquila de 16 polegadas
com acabamento Black Diamond, entre outros.
Peugeot 2008 Style 1.6 THP AT – R$ 124.990: Traz
todos os equipamentos da versão Roadtrip e acrescenta teto panorâmico, freio de
mão tipo aviação, Grip Control com cinco modos de condução, Dark Style e grade
em Dark Chrome, bancos em couro e tecido, Badge Turbo e rodas Aquila de 16
polegadas Dark.
Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP AT – R$ 129.990: Traz
todos os itens da versão Style e acrescenta seis airbags, bancos em couro,
sensor de chuva, sensor de luminosidade, sensor de estacionamento traseiro,
chrome Style e grade cromada, barras de teto e skid plate premium silver, rodas
Aquila 16 polegadas Black Diamond, entre outros.