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Hona HR-V 2023

Teste: Novo Honda HR-V 2023 faz mais de 12 km/l na cidade

Impressões ao dirigir a versão EXL 1.5 aspirada do SUV compacto que muda tudo com a nova geração


		Teste: Novo Honda HR-V 2023 faz mais de 12 km/l na cidade


Não é novidade para nenhum consumidor as qualidades do Honda HR-V. Desde o seu lançamento no Brasil, em 2015, o SUV ganhou as atenções, tornou-se referência no segmento e passou a ser um dos modelos mais desejados. Não pergunte a 10, 100 ou mais donos de HR-V sobre quem está ou não satisfeito com seu carro. A resposta vai surpreender. Pergunte também a quem é usuário de SUV e gostaria de ter um HR-V em sua garagem. Quer saber? Faça o teste.

Se já era bom desde os seus primeiros passos no mercado, agora o Honda HR-V 2023, modelo da nova geração, ficou muito melhor. Aliás, já a partir da geração anterior, equipado com motor 1.8 de 140 cv, o HR-V já vinda dando o que falar o mercado e passou a figurar entre os SUVs compactos mais vendidos do mercado. A versão mais completa, a Touring, que estreou o motor 1.5 Turbo, então com 173 cv, que foi mantido na nova geração com quatro cavalos a mais, ganhou ainda mais atenção.


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Mudanças profundas

O Honda HR-V da nova geração, lançado há um ano, passou por mudanças profundas e bem acertadas. O visual mais carregado e repleto de vincos do antecessor deu lugar a linhas mais limpas e retas para dar mais volume ao SUV. A fabricante japonesa colocou no mercado inicialmente apenas as versões (EX e EXL) com motor 1.5 flex aspirado, de 126 cv, o mesmo empregado no City e responsável pela aposentaria do motor 1.8.

Dois meses depois de iniciar as vendas das versões de entrada EX e EXL, a Honda passou a oferecer as versões turbinadas Advance e Touring 1.5, agora flex, com 177 cv e 24,5 kgfm de torque. Estas serão objetos de matérias de testes que serão publicadas mais à frente, até porque ainda não tivemos oportunidade de avaliar nem uma e nem outra versão. Por enquanto, vamos focar apenas na versão EXL Sensing, aspirada, com preço na faixa de R$ 150 mil, cedida pela Honda ao DMAutos para avaliação.


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Impressões ao dirigir

Uma semana a bordo do Honda HR-V EXL 1.5 Sensing aspirado foi mais do que suficiente para tirar as melhores impressões do SUV de visual com linhas mais modernas e limpas e que associa robustez e beleza, além de oferecer bom desempenho e economia. Bem diferente do seu antecessor, já que foi totalmente reformulado por fora e por dentro, o novo HR-V 2023 chama a atenção. O teto com uma leve caída na traseira criou uma atmosfera agradável para os olhos.

O novo Honda HR-V parece ter sido desenvolvido com foco em um SUV mais urbano ao disponibilizar mais espaço interno. São 35 mm a mais de espaço para os joelhos e pés dos passageiros traseiros, além de garantir mais conforto nos 2º a mais no ângulo do encosto. Espaço interno e conforto nos modelos SUV são muito cobrados pelos consumidores e a Honda conseguiu melhorar bastante nesse ponto no novo HR-V. Aliás, a marca só melhorou o que já era bom.


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Com a mesma distância de 2,61 mm de entre-eixos, o novo HR-V tirou espaço do porta-malas para dar aos passageiros traseiros. Antes com 437 litros, agora o SUV dispõe de 354 litros. A redução foi considerável, mesmo com o novo SUV crescendo no comprimento (4,33) e na largura (1,79 m). O que foi tirado do porta-malas compensou para quem vai no banco traseiro.

Interior

Por dentro, novo HR-V também evolui bastante. O console mais alto do modelo anterior deu lugar a um console mais moderno. O interior traz detalhes em alumínio em vários pontos e uso de materiais rígidos foi uma boa escolha pela boa qualidade. Os comandos do ar-condicionado receberam botões em alumínio. Ponto positivos também para a saída de ar para passageiros traseiros, a nova função "difusor" para a ventilação e as quatro tomadas USB.


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Na minha opinião, o que não parece uma boa solução é a posição do botão de partida. Posicionada atrás da chave do limpador do para-brisa, fica bem escondida e seu acesso exige exercícios com a mão para ser acionado. Talvez se ficasse mais um pouco à direita, no próprio painel ou mesmo no console central seria uma providência ideal.

No novo HR-V a visão frontal ficou um pouco menor em decorrência do teto mais baixo, para-brisa menor e a posição de dirigir mais elevada, ficando com 10 mm a mais na altura. Nada, porém, que possa comprometer nas qualidades do HR-V 2023. No geral, a visibilidade do SUV não foi comprometida. Na traseira e nas laterais a visão, agora trazem os retrovisores acoplados nas portas, não foi comprometida.


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Evolução

O painel de instrumentos passou por mudanças consideráveis. Evoluiu e agora traz computador de bordo com novas funções em uma tela de 4,2", com direito até a temperatura do motor. Pena que não mostra a velocidade de modo digital, principalmente porque os diâmetros dos aros do velocímetro e conta-giros foram reduzidos no tamanho. Houve também uma evolução no nível de equipamentos do Honda HR-V 2023.

O modelo conta agora com Honda Sensing de série, como piloto automático adaptativo com low speed follow, frenagem de emergência automática, assistente de centralização e permanência em faixa e farol alto automático. Estão presentes também controles de tração e estabilidade, assistente de subida e descida de rampas, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags, câmera de ré, alerta de pressão de pneus, câmera no retrovisor direito para mitigar ponto-cego, faróis em LEDs com luzes diurnas, lanternas em LEDs, acendimento automático dos faróis e rebatimento elétrico dos retrovisores externos.


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No quesito conforto, o novo HR-V, em especial a versão EXL testada pelo DMAutos, traz botão de partida, chave presencial para abertura de portas, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro com apoio de braços, retrovisor interno fotocrômico, volante com aletas para troca de marchas, bancos em couro e sistema multimídia com tela de 8" e Apple CarPlay/Android Auto sem fios.

Motor eficiente

O novo motor 1.5 flex aspirado do HR-V da nova geração tem menor potência e menor torque do que a geração anterior, mas nem por isso é menos eficiente. Isso ficou evidente nos pouco mais de 400 km rodados a bordo da versão EXL do novo SUV. Andamos mais na cidade do que na estrada e o que ficou claro é que o novo modelo não fica devendo nada ao anterior em termos de desempenho com sua nova motorização.


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O bom equilíbrio na rolagem da A carroceria é mais sólida e firme na rolagem. A suspensão, por sua vez, nitidamente mais rígida em relação ao HR-V anterior, ajuda na melhor dirigibilidade, sem tirar o conforto interno dos ocupantes.

Melhor em tudo, num comparativo seu irmão que ficou para trás, o novo Honda HR-V é um bravo concorrente no segmento dos SUVs. O carro é agradável na direção por tudo que oferece em conforto, comodidade e tecnologias. Saindo do conforto para a motorização, o que o propulsor 1.5 deixa a desejar é quando acionado para sair e nas retomadas. É preciso um pouco mais de força com o pé no acelerador para obter a resposta desejada.

Consumo

Durante os dias a bordo do Honda HR-V EXL 2023, nitidamente mais econômico do que o modelo anterior, embora com desempenho muito próximo, o novo SUV surpreendeu no consumo. Usado como na forma cotidiana, registrou média de 12,3 km/l, mesmo rodando sob sol escaldante em boa parte do dia. Na rodovia, rodando entre 100 km e 120 km, a média de consumo ficou na casa dos 15,3 km/l. Rodamos o tempo todo com gasolina no tanque.


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Vale a compra?

Com certeza vale muito a pena comprar o novo Honda HR-V. O SUV compacto, que sempre foi referência no segmento, deu um novo salto nas suas reconhecidas qualidades. O modelo da nova geração chega com mais tecnologia, conforto, acabamento e eficiência no consumo. A versão EXL que foi testada pelo DMAutos ocupa posição intermediária na linha, mas é bastante completa em equipamentos. O modelo oferece uma direção bastante prazerosa.

Equipamentos – Honda EXL 2023:

Honda Sensing (piloto automático adaptativo com low speed follow, frenagem de emergência automática, assistente de permanência em faixa e farol alto automático), controle de tração e estabilidade, assistente de subida e descida de rampas, freio de estacionamento automático com autohold, seis airbags, câmera de ré, alerta de pressão de pneus, câmera no retrovisor direito para mitigar ponto-cego, faróis em LEDs com luzes diurnas, lanternas em LEDs, acendimento automático dos faróis, rebatimento elétrico dos retrovisores externos.

E mais: rodas de 17", coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado automático de 1 zona com saídas traseiras, botão de partida, sistema multimídia com tela de 8" e Apple CarPlay/Android Auto sem fios, painel com computador de bordo de 4,2" e modo de condução ECO, faróis de neblina em LEDs, chave presencial para abertura de portas, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro com apoio de braços, retrovisor interno fotocrômico e volante com aletas para troca de marchas e bancos em couro.


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Ficha Técnica – Honda HR-V EXL 2023

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.497 cm3, comando duplo com variador na admissão, injeção direta, flex
Potência: 126 cv a 6.200 rpm
Torque: 15,5/15,8 kgfm a 4.600 rpm
Transmissão: automática tipo CVT com simulação de 7 marchas; tração dianteira
Tração: Dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
Rodas: rodas de 17" com pneus 215/60 R17
Medidas: Comprimento (4.330 mm); Largura (2.610 mm); Largura (1.790 mm); Altura (1.590 mm)
Peso: 1.309 kg em ordem de marcha
Tanque: 50 litros;
Porta-malas: 354 litros

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